Ministério Público move ação contra prefeitura de Barra do Piraí pela reforma de estação ferroviária

O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) ajuizou uma ação civil pública de proteção do Patrimônio Histórico Cultural contra a Prefeitura de Barra do Piraí, no Sul do Rio de Janeiro. O objetivo é que o governo apresente um projeto de restauração na Estação Ferroviária do distrito de Ipiabas, tombada em 2005 como Patrimônio Histórico do município.

“Nós esperamos que com essa ação do Ministério Público o município comece a se mover efetivamente pra iniciar o restauro do nosso patrimônio. A gente sonha em ver restaurado e sendo utilizado pela comunidade e pelo turismo”, disse a advogada, Kátia Miki.

Equipes do RJ1 estiveram no local pela última vez em março de 2018 e o que encontraram agora não mudou: continua tudo do mesmo jeito e longe de ser reformado.

O MP realizou uma vistoria e ficou constatado o abandono. O telhado e as paredes ameaçam cair e estão escorados com madeiras. Além disso, existem muitas teias de aranha. Na ocasião, o órgão disse que, embora exista uma licitação em andamento, não há a demonstração, por parte do governo municipal, de que a situação esteja próxima de ser resolvida.

“A gente podia ver isso sendo aproveitado tanto pela população quanto pelos visitantes, porque poderia ser um centro de visitação muito bacana. Ou até mesmo um órgão público que poderia utilizar pra poder dar suporte à população”, comentou o engenheiro civil, Rodrigo Viana.

Em nota, a Prefeitura de Barra do Piraí informou que o prédio da antiga estação não pertencia ao município antes da atual gestão e que se mobilizou para conseguir, em Brasília, a cessão do prédio, o que só aconteceu meses atrás. Disse ainda que existe um projeto e as obras de reestruturação e reforma da antiga estação vão começar o mais rápido possível.

Fonte: https://g1.globo.com/rj/sul-do-rio-costa-verde/noticia/2019/02/14/ministerio-publico-move-acao-contra-prefeitura-de-barra-do-pirai-pela-reforma-de-estacao-ferroviaria.ghtml

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*