O deputado estadual Evandro Losacco (PSDB) lembrou nesta quarta-feira (12/02), em discurso na Assembleia Legislativa de São Paulo, os três anos de operação do VLT da Baixada Santista, completados no dia 4 de fevereiro.
Losacco atuava como Diretor de Operações da EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos, do Governo do Estado, à época em que os estudos para implantação do VLT foram iniciados, até o início das obras para sua implantação.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
“Precisamos reconhecer essa grande obra pública, que é uma referência no transporte de passageiros em todo o Estado, por sua eficácia e modernidade”, disse o parlamentar, que lembrou, em seu discurso, as dificuldades de convencimento da comunidade quando da apresentação do projeto, o qual hoje já foi adotado e aprovado por todos aqueles que o utilizam.
O VLT que liga Santos e São Vicente opera atualmente com suas 15 estações projetadas em pleno funcionamento, desde a Ponte dos Barreiros, em São Vicente, até o Porto de Santos. Em 2018, transportou cerca de 7 milhões de passageiros. É um meio de transporte moderno, rápido e não poluente.
Sua implantação promoveu sensível melhora no meio urbano, por conta do projeto que levou em conta as características urbanas locais e o paisagismo, incluindo uma ciclovia em toda sua extensão.
O VLT santista também está integrado ao transporte metropolitano por meio de 42 linhas intermunicipais de ônibus e outras 10 linhas municipais em Santos, beneficiando diretamente mais de 5 mil passageiros de toda a Região Metropolitana da Baixada Santista, gerando economia no pagamento da tarifa e no tempo de viagem.
O deputado Evandro Losacco também afirmou que os estudos para a ampliação do VLT, tanto para chegar até a área continental de São Vicente, quanto para implantar um novo ramal para ligar a estação Porto de Santos até a região do Valongo, no centro da cidade, estão em pleno desenvolvimento, sendo um compromisso do novo governador João Doria para a região.
Seja o primeiro a comentar