Alerj convoca audiência para discutir acidentes com trens da Supervia

Representantes do setor ferroviário foram convocados a uma audiência pública na Alerj, marcado para esta segunda-feira, para prestar esclarecimentos sobre a colisão entre trens que deixou um morto e oito feridos, no fim do mês passado, na estação de São Cristóvão, na Zona Norte do Rio.

De acordo com o deputado Dionísio Lins (PP), presidente da comissão de Transportes, o encontro tem o objetivo de prevenir novos acidentes traçando um panorama da real situação em que o sistema se encontra. O parlamentar pretende obter informações sobre as condições de funcionamento das composições e maquinários, a sinalização da via férrea e o desgaste dos trilhos.

– É lamentável que, em pleno século 21, onde a tecnologia está super avançada, acidentes como o ocorrido, que vitimou o maquinista da composição, ainda aconteçam. Se realmente houve uma falha de comunicação que permitiu que uma composição não identificada saísse da Central e colidisse com outra no mesmo ramal, houve no mínimo, em minha opinião, erro humano ou falha no sistema de segurança. Queremos que o ocorrido seja apurado e os culpados punidos no rigor da lei. Mas o mais importante é evitar que esses acidentes voltem a acontecer no futuro – diz o deputado.

Já confirmaram presença o presidente da agência reguladora de transportes (Agetransp), Murilo Provençano dos Reis; o secretário estadual de Transportes, Robson Ramos; a coordenadora do Núcleo de Defesa do Consumidor da Defensoria Pública do Rio, defensora Patrícia Cardoso; e o presidente da Central de Logística, Ulysses Monteiro Jorge.

São aguardados ainda os representantes do Ministério Público, da Supervia, Rio Trilhos e Sindicato dos Ferroviários.

Fonte: https://extra.globo.com/noticias/rio/alerj-convoca-audiencia-para-discutir-acidentes-com-trens-da-supervia-23543755.html

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*