33ª Edição · Prêmio Revista Ferroviária
Vote no Prêmio RF 2026!
Faça parte do Colégio Eleitoral
Clique e Cadastre-se
revistaferroviaria.com.br

Mendes diz que VLT é “problemaço” e mantém promessa de solução

O governador Mauro Mendes (DEM) se disse pronto para debruçar sobre a questão do Veículo Leve sobre Trilhos, um abacaxi que passou pelas gestões de Silval Barbosa e Pedro Taques, já sugou mais de R$ 1 bilhão dos cofres públicos e que continua sem solução.

Nos próximos dias, Mendes fará a primeira reunião, com uma equipe restrita, para discutir o modal, que ele classifica como um “problemaço”.

Segundo apurou o MidiaNews, o Governo considera um ponto positivo a questão estar judicializada, desde que Silval citou, em delação ao STF (Supremo Tribunal Federal), pagamento de propinas em várias fases da obra.

As notícias estão em todo lugar. Reportagens e entrevistas exclusivas sobre o setor ferroviário, só na RF — desde 1940.

Por R$ 8,42/mês — parcele em 12x sem juros.

Assinar agora

Isso, segundo Mendes, dá uma vantagem em uma eventual renegociação com o consórcio que venceu a licitação para tocar o projeto.

Em dezembro de 2017, o Governo rompeu o contrato com as empresas CR Almeida, Santa Bárbara, CAF Brasil Indústria e Comércio, Magna Engenharia e Astep Engenharia, que formam o Consórcio VLT) e anunciou estudos para uma nova licitação, o que não aconteceu.

 
Um ano


Mendes, agora, analisa as possibilidades de uma nova licitação, a retomada do contrato e até mesmo uma PPP (Parceria Público Privada).

“Dei minha palavra e vou cumprí-la: até o final do ano encontro a solução para esse problema”, disse o governador, recentemente, a interlocutores no Palácio Paiaguás.

Os problemas, segundo ele, não estão apenas relacionados à obra e conclusão do VLT. Para ele funcionar, o Governo precisará subsidiar as passagens aos usuários.

“Por baixo, serão R$ 50 milhões por ano para este subsídio. Mas temos que encarar o problema e avançar nesses estudos. Encontraremos a solução: seja tocar a obra ou anunciar que o VLT não tem viabilidade para Mato Grosso”, disse.

“Se a decisão for essa [última], definiremos o que fazer com a estrutura que foi feita e com os vagões comprados”, completou.

Fonte:Midianews
http://www.midianews.com.br/politica/mendes-diz-que-vlt-e-problemaco-e-mantem-promessa-de-solucao/346386

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*