CPTM mostra em redes sociais primeiro trem chinês com bagageiros para Linha 13-Jade do Aeroporto

A CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos exibiu em suas redes sociais oficiais, nesta segunda-feira, 03 de junho de 2019, a primeira composição com bagageiros internos que deve servir a linha 13-Jade, entre a capital paulista e o Aeroporto Internacional de São Paulo em Guarulhos, na região metropolitana.


Segundo a CPTM, no total, oito composições serão fabricadas pelo consórcio formado pela empresa chinesa CRRC Qingdao Sifang e pela filial brasileira da empresa espanhola Temoinsa e deverão ser enviadas a São Paulo até o final deste ano.


O presidente da estatal paulista, Pedro Moro, esteve na sede da empresa chinesa CRRC Qingdao Sifang Co., Ltd. em Qingdao, na província de Shandong, a 670 km de Pequim.


A CPTM confirmou a previsão de chegada a São Paulo da primeira unidade no final de agosto deste ano, data anunciada na semana passada pelo Governador João Doria e o secretário de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, quando apresentaram o projeto de “People Mover”, uma espécie de “monotrilho”, que vai ligar a linha 13-Jade aos terminais 1,2 e 3 do aeroporto.


As composições serão da chamada Série 2500 das CPTM e, entre os pontos destacados pela CPTM estão reconhecimento eletrônico do maquinista, câmeras de segurança dentro e fora do trem, oito carros (vagões) cada com 170 metros de comprimento, mapa digital, salão de passageiros contínuo (sem divisão entre os carros), bancos anatômicos, os porta-pacotes sobre os assentos (como dos ônibus rodoviários) e espaço para malas maiores que vão ficar distribuídos no salão.


Os trens também dispõem de monitores digitais internos com informações sobre a prestação de serviços


Segundo o Governo do Estado, as oito composições vão custar R$ 316,7 milhões.


Ainda de acordo com a CPTM, em nota, a compra contou com financiamentos do Banco Europeu de Investimento.


“O consórcio Temoinsa-Sifang venceu a licitação internacional com a apresentação da melhor proposta no valor de R$ 316,7 milhões. A aquisição dessa frota está sendo financiada com recursos do Banco Europeu de Investimento (BEI), que disponibilizou ? 85 milhões para o Governo do Estado de S. Paulo.”


Antes da cerimônia de entrega, o presidente da CPTM, Pedro Moro, e o Coordenador da Comissão de Monitoramento das Concessões e Permissões, Michael Cerqueira, conheceram a fábrica dos trens que ocupa uma área de cerca de 250 campos de futebol.

Fonte: https://diariodotransporte.com.br/2019/06/03/cptm-mostra-em-redes-sociais-primeiro-trem-chines-com-bagageiros-para-linha-13-jade-do-aeroporto/

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*