Frete tem que ser regulado pelo mercado, diz ministro da Infraestrutura

Fator que tira o sono de muitos produtores rurais de Mato Grosso, o frete está entre as pautas do governo Federal.

Para o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, essa questão deve ser regulada pelo mercado e cabe ao Ministério disponibilizar a infraestrutura para que o setor se desenvolva.

Essa questão é alvo de polêmicas em Mato Grosso, pois nos últimos anos o valor do frete tem aumentado, inviabilizando o escoamento da produção em algumas regiões. Segundo o ministro, isso pode ser resolvido com investimentos em ferrovias e estradas, o que permitirá o aumento da concorrência no setor, e, consequentemente, na queda no preço do frete.

“A gente começa aproximar o nosso modelo do modelo norte-americano. A tarifa, no final das contas, tem que ser regulado pelo mercado. Eu tenho que fazer a oferta, quanto mais oferta de estrutura, mais o preço do frete baixa”, explicou Freitas.

Entre as opções oferecidas para essa melhor estrutura está o investimento em que o investidor passa a ser proprietário do trecho/ferrovia/terminal, etc.

“Isso traz uma percepção de segurança jurídica muito grande para investidor. Porque ele não tem a questão da reversibilidade do bem, não tem que devolver ao final do período de amortização. O capital ativo, ele passa a ser proprietário, passa a ter uma liberdade maior”.

Fonte: https://www.midianews.com.br/politica/frete-tem-que-ser-regulado-pelo-mercado-diz-ministro-da-infraestrutura/353490

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*