CPTM promete contratar instalação de novo sistema (CBTC) que vai reduzir intervalos na linha 10-Turquesa ainda neste semestre

A CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos informou que vai concluir até o final deste ano de 2019, a contratação para instalar na linha 10-Turquesa (Brás – Rio Grande da Serra) de um novo sistema de controle e sinalização de trens que permite com que as composições trafeguem mais próximas umas das outras com segurança, reduzindo os intervalos e aumentando a capacidade de transportes.

A confirmação foi feita pela empresa ao repórter Leandro Amaral, do Repórter Diário, parceiro do Diário do Transporte, na tarde desta quinta-feira, 04 de julho de 2019.

Como mostrou uma reportagem da TV Globo, em maio, o sistema foi comprado em 2009 por 176 milhões de euros, mas nunca foi instalado.

O Diário do Transporte confirmou a informação.

Na ocasião, o secretário de transportes metropolitanos, Alexandre Baldy, havia prometido a conclusão da instalação do CBTC, , sigla em inglês para Controle de Trens Baseado em Comunicação, para 2022.

Nesta quarta-feira, ao anunciarem a troca do projeto original para a linha 18-Bronze de monotrilho (trens leves em elevados) por BRT (sistema de ônibus rápidos em corredores), o governador João Doria e o secretário Alexandre Baldy prometeram uma série de ações para melhorar a mobilidade na região.

Além do BRT no lugar do monotrilho, foi prometida a renovação da frota de trens da linha 10-Turquesa e a contratação dos projetos da linha 20-Rosa de Metrô de alta capacidade para o trecho entre Rudge Ramos (São Bernardo do Campo) e Lapa (zona Oeste da capital).

Baldy disse que a frota seria trocada na próxima quarta-feira, 10 de julho.

A CPTM não confirmou se estes trens serão novos ou virão de outras linhas, sendo mais novos que os atuais da série 2100, que são os espanhóis fabricados a partir de 1974.

Em nota, a Companhia informou ainda que as estações Guapituba, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, da Linha 10-Turquesa, estão em obras de adequação de acessibilidade.

Confira a nota, na íntegra:

A CPTM confirma que a frota da Linha 10-Turquesa será renovada a partir do dia 10 de julho. Os detalhes estão sendo definidos pela Operação e serão divulgados em breve.

A modernização no sistema de sinalização será feita com a retomada do contrato de instalação do sistema CBTC neste semestre.

Atualmente, três estações da Linha 10-Turquesa (Guapituba, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra) estão em obras de adequação de acessibilidade. O prazo de conclusão é neste ano. As demais estações estão em fase de projeto.

Fonte: https://diariodotransporte.com.br/2019/07/04/cptm-promete-contratar-instalacao-de-novo-sistema-cbtc-que-vai-reduzir-intervalos-na-linha-10-turquesa-ainda-neste-semestre/

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*



0