A CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos informou que vai concluir até o final deste ano de 2019, a contratação para instalar na linha 10-Turquesa (Brás – Rio Grande da Serra) de um novo sistema de controle e sinalização de trens que permite com que as composições trafeguem mais próximas umas das outras com segurança, reduzindo os intervalos e aumentando a capacidade de transportes.
A confirmação foi feita pela empresa ao repórter Leandro Amaral, do Repórter Diário, parceiro do Diário do Transporte, na tarde desta quinta-feira, 04 de julho de 2019.
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Como mostrou uma reportagem da TV Globo, em maio, o sistema foi comprado em 2009 por 176 milhões de euros, mas nunca foi instalado.
O Diário do Transporte confirmou a informação.
Na ocasião, o secretário de transportes metropolitanos, Alexandre Baldy, havia prometido a conclusão da instalação do CBTC, , sigla em inglês para Controle de Trens Baseado em Comunicação, para 2022.
Nesta quarta-feira, ao anunciarem a troca do projeto original para a linha 18-Bronze de monotrilho (trens leves em elevados) por BRT (sistema de ônibus rápidos em corredores), o governador João Doria e o secretário Alexandre Baldy prometeram uma série de ações para melhorar a mobilidade na região.
Além do BRT no lugar do monotrilho, foi prometida a renovação da frota de trens da linha 10-Turquesa e a contratação dos projetos da linha 20-Rosa de Metrô de alta capacidade para o trecho entre Rudge Ramos (São Bernardo do Campo) e Lapa (zona Oeste da capital).
Baldy disse que a frota seria trocada na próxima quarta-feira, 10 de julho.
A CPTM não confirmou se estes trens serão novos ou virão de outras linhas, sendo mais novos que os atuais da série 2100, que são os espanhóis fabricados a partir de 1974.
Em nota, a Companhia informou ainda que as estações Guapituba, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, da Linha 10-Turquesa, estão em obras de adequação de acessibilidade.
Confira a nota, na íntegra:
A CPTM confirma que a frota da Linha 10-Turquesa será renovada a partir do dia 10 de julho. Os detalhes estão sendo definidos pela Operação e serão divulgados em breve.
A modernização no sistema de sinalização será feita com a retomada do contrato de instalação do sistema CBTC neste semestre.
Atualmente, três estações da Linha 10-Turquesa (Guapituba, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra) estão em obras de adequação de acessibilidade. O prazo de conclusão é neste ano. As demais estações estão em fase de projeto.
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