Tiroteios na Região Metropolitana do Rio interromperam 40 vezes a circulação de trens, do início do ano para cá. A violência no entorno da via férrea vem se agravando. Levantamento da Supervia mostra que, de janeiro a junho deste ano, ocorreram 37 casos, 270% a mais do que no mesmo período do ano passado, quando dez casos foram registrados.
Neste ano, a maior parte das ocorrências foi registrada nas proximidades da estação Manguinhos, do ramal Saracuruna, onde a circulação sofreu 18 alterações por conta de troca de tiros. Em seguida, está a região do Jacarezinho, do ramal Belford Roxo, com cinco ocorrências.
Alguns tiroteios podem afetar mais de um ramal. No último dia 1º de maio, por exemplo, uma troca de tiros próximo ao Maracanã fez com que composições dos cinco ramais precisassem aguardar ordem de circulação nas imediações por 11 minutos, em horário de grande movimento, das 7h33 às 7h44.
No último dia 4 de abril, uma passageira foi ferida por bala perdida quando estava na estação de Manguinhos. No início da manhã daquela quinta-feira, policiais e traficantes da comunidade entraram em confronto, e um tiro acabou atingindo a perna da mulher. O tiroteio fez com que a circulação dos trem no ramal Saracuruna ficasse interrompida até as 7h20. O mesmo havia acontecido na manhã do dia anterior.
No último dia 3, houve troca de tiros nas proximidades das estações de Manguinhos (ramal Saracuruna) e Jacarezinho (ramal Belford Roxo). A Supervia estima que, nesta data, aproximadamente 12 mil passageiros tenham sido impactados e que erca de 4 mil pessoas tenham deixado de embarcar.
O estudo da Supervia mostra, ainda, que cerca de 39 mil passageiros deixaram de usar o serviço, este ano, quando houve tiroteios. Há também os que pedem a devolução do dinheiro da passagem. Juntando essas duas situações, a concessionária estima um prejuízo de quase R$ 200 mil este ano.
AS ESTAÇÕES MAIS AFETADAS ESTE ANO
40 interrupções (janeiro até 11 de julho)
– Manguinhos e Triagem – ramal Saracuruna – 18 vezes
– Jacarezinho – ramal Belford Roxo – 5 vezes
– Senador Camará – ramal Santal Cruz – 5 vezes
– Parada de Lucas – ramal Saracuruna – 2 vezes
– Costa Barros – ramal Belford Roxo – 2 vezes
– Magalhães Bastos – ramal Santa Cruz – 2 vezes
– Mocidade/Padre Miguel – ramal Santa Cruz – 2 vezes
– Deodoro – ramal Deodoro – 1 vez
– Mangueira – ramal Deodoro – 1 vez
– Maracanã – ramal Deodoro – 1 vez
Seja o primeiro a comentar