O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou nesta quarta- feira (31) que, em maio de 2021, os três terminais de embarque do Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos, terão ligação direta com a estação Aeroporto da linha 13-Jade da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).
“A conversa para isso ocorreu desde o início do nosso governo com o governo federal e a Gru Airport [concessionária que administra Cumbica]. Nós formalizamos este entendimento e as obras serão iniciadas já neste segundo semestre”, disse. “Esta extensão de 1.300 metros levará até os três terminais do aeroporto.”
“Esta obra era algo que machucava São Paulo. A linha de Metrô, que ligava ao aeroporto mais importante do país, e que não chegava até os terminais do aeroporto e que chegará até os terminais em 2021. Não haverá mais a necessidade de subir e descer escadas e desembarcar com malas como acontece hoje, infelizmente”, acrescentou o governador.
De acordo com o governo do estado, o monotrilho terá 2,6 km de extensão, com paradas nos três terminais de passageiros do aeroporto e na Estação Aeroporto Guarulhos da CPTM, e capacidade de 2 mil passageiros/hora para cada sentido. O monotrilho fará em cerca de seis minutos o trajeto total entre a estação da CPTM e o Terminal 3 do Aeroporto.
O anúncio ocorreu quando o governador inaugurava o acesso Clínicas da estação Oscar Freire da Linha 4 -Amarela do Metrô. A estação funciona desde abril de 2018 e a entrega da outra entrada ocorreu com mais de um ano de atraso. Segundo o secretário de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, é extremamente demandada pela população, por onde passarão 100 mil pessoas por dia.
“Está estação facilitará o acesso de todos ao Hospital das Clínicas. O Metrô de São Paulo é um dos melhores serviços do estado”, acrescentou Doria.
O governo do estado disse que o acesso Clínicas da estação tinha interferências com concessionárias de serviços públicos, como de abastecimento de água, que não poderia ser interrompido para as obras necessárias, e que cumpriu o compromisso de entregar o acesso em julho deste ano.
No evento, o secretário Alexandre Baldy divulgou ainda o início das obras de melhoria na estação Capão Redondo da Linha Lilás do Metrô, que serão feitas pela concessionária Via Mobilidade, dentro do contrato assinado com o governo do estado.
As obras na estação Capão Redondo já começaram e ocorrerão na ligação da estação de Metrô com o terminal de ônibus, para facilitar o deslocamento e acesso dos usuários entre os dois locais, com ampliação da entrada.
“É uma estação extremamente demandada e esperamos que, até o fim de dezembro deste ano, as obras de melhoria de acesso estejam concluídas sem atrapalhar os usuários”, acrescentou ele.
Seja o primeiro a comentar