Estrutura da estação Varginha da Linha-9 da CPTM segue abandonada três meses e meio após anúncio da retomada das obras

A estrutura da futura estação Varginha da Linha 9-Esmeralda da CPTM, localizada próxima à Avenida Paulo Guilguer Reimberg, na Zona Sul de São Paulo, segue abandonada e com sinais de vandalismo. O local apresenta diversas pichações e em alguns lugares é possível ver a presença de lixo.

Em 15 de maio, o governo de São Paulo anunciou a retomada das obras de expansão da linha que atualmente liga Osasco ao Grajaú. Três meses e meio depois desse anúncio, no entanto, o cenário de abandono permanece o mesmo. A promessa da gestão Doria (PSDB) é entregar a estação Varginha e outra estação da mesma linha, a Mendes-Vila Natal, até 2021.

Morador da região, o professor de educação física Rodolfo Paes, disse ao G1 que na semana passada ele viu operários trabalhando na limpeza do terreno. “Tinha alguns operários realizando, ao que parece, um trabalho de remoção e terra. Não chegava a ter 10 pessoas trabalhando por ali”, disse.

“Essa obra está desse jeito há mais de 2 anos e em maio estiveram no local o vice-governador Rodrigo Garcia e o vereador Milton Leite para anunciar a retomada das obras na estação. Mas esse é o cenário que vemos ao passar em frente ao local”, conclui Paes.

A parada, que também terá um terminal municipal de ônibus e que fará parte da Linha 9-Esmeralda da CPTM, teve a retomada de suas obras anunciada em maio deste ano. A previsão inicial da inauguração da estação era o primeiro semestre de 2015.

Além da estação Varginha, a CPTM prometeu também a construção de outra estação para a linha: a Mendes-Vila Natal. A previsão de inauguração da estação Mendes-Vila Natal é 2020 e a prazo para a estação Varginha é 2021. Juntas, as novas estações devem acrescentar mais 110 mil pessoas à Linha 9-Esmeralda.

Os planos da empresa para o novo trecho, além das duas novas estações, incluem quatro viadutos, uma passarela e cinco passagens subterrâneas. As obras devem custar R$ 945 milhões.

Em nota, a CPTM informa que as obras do primeiro lote de expansão da Linha 9-Esmeralda, que engloba a implantação da Estação Mendes-Vila Natal, foram retomadas no final do ano passado e estão em andamento, com prazo de conclusão em 2020.

O segundo lote, que contempla a implantação da Estação Varginha, já teve o contrato assinado e a CPTM aguarda a autorização do Ministério do Desenvolvimento Regional para emitir a Ordem de Serviço (OS). Assim que a OS for emitida, as obras serão retomadas imediatamente. A previsão de conclusão é 2021.

Estação João Dias

Outra estação da Linha-9 que deve ter suas obras iniciadas ainda em 2019 é a João Dias. A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) entrou com pedido de licença ambiental junto à Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), no começo de agosto e, segundo informações da empresa, assim que esse documento for expedido os trabalhos poderão ter início.

O modelo de construção da estação João Dias é inédito em São Paulo. O aparelho será construído pela Tegra, que manifestou o desejo de investir na estação e doa-la ao Estado.

Fonte: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2019/08/31/estrutura-da-estacao-varginha-da-linha-9-da-cptm-segue-abandonada-tres-meses-e-meio-apos-anuncio-da-retomada-das-obras.ghtml

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*



0