Em viagem ao Japão nesta semana para tentar atrair recursos para o estado, o governador de São Paulo João Doria (PSDB) fará nesta quinta-feira (19) o anúncio de um investimento definido pela montadora Toyota, mas ainda não bateu o martelo para novos negócios com as outras empresas da agenda. Entre as companhias que visitou, a Mitsui é a que teria maior potencial de volume de investimento, superior a R$ 1 bilhão, porque pode ter metrô e trens como alvos.
Campo – A Mitsui tem um portfólio variado, passando por aço, químico e alimento. Interessado, Doria vem dedicando mais tempo ao grupo, esperando recursos também para o agronegócio.
Intercâmbio – Parte do que Doria fala em viagem internacional não tem chance de efetivação imediata. Na peregrinação, visitou a governadora de Tóquio, Yuriko Koike, a quem fez uma sugestão que até ele considerou “ousada”: instalar a São Paulo House no Japão, como a Japan House, centro de cultura na avenida Paulista. É uma conversa só para depois da olimpíada.
Paciência – O governador esteve na embaixada brasileira com fundos de investimento e bancos, reuniões que, se vierem a gerar retorno, será mais lento, de médio a longo prazo.
Seja o primeiro a comentar