A decisão do governador Wilson Witzel de enterrar a inacabada estação de metrô da Gávea é mais um capítulo da dificuldade do Rio em expandir sua malha metroviária nas últimas quatro décadas . Por falta de recursos ou decisões políticas, muitas intervenções começaram e levaram décadas para terminar. Em meio a esse processo existem até mesmo estações fantasma.
Uma das “assombrações” está a 15 metros abaixo da plataforma da estação do Largo da Carioca. Abandonadas desde 1979 por falta de recursos, as obras fariam parte de uma variação da Linha 2 do Metrô com cerca de 4 quilômetros que faria a ligação entre a Praça Quinze e o Estácio com três estações intermediárias: Catumbi, Cruz Vermelha e Carioca.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Parte da expansão da Carioca, inclusive, foi abandonada em fase de acabamento, incluindo a plataforma dos passageiros, escadas e acessos, praticamente prontos. Alguns trechos chegaram a receber pastilhas nas paredes. Um tatuzão chegou a escavar 80 metros no Estácio para fazer a expansão. Em 2010, quando o então governador Sergio Cabral decidiu fazer uma interligação direta entre a Linha 1 e a Linha 2 com a construção da estação Cidade Nova, a decisão foi motivo de críticas entre especialistas, que defendiam que fosse priorizado o término do projeto abandonado.
Em 2016, o então secretário estadual de Transportes, Carlos Roberto Osório, chegou a anunicar que as obras desse trecho seriam retomadas a partir de 2017. No entanto, o projeto não foi adiante com o estado mergulhado em crise financeira.
Em Botafogo, também existe outro canteiro abandonado. Em 1988, o Metrô desenvolveu um estudo de viabilidade para implantação a Estação Morro de São João, com acesso pela rua Álvaro Ramos (Botafogo). A intervenção faria parte de um projeto para implantar o projeto original da Linha 4 que faria a ligação entre o Centro e a Zona Sul. Parte da estação chegou a ser escavada, mas a obra também foi abandonada em 1995, também por falta de verbas.
Seja o primeiro a comentar