Os trens da frota F, que estão parados desde 2017, após serem retirados de circulação para serem modernizados, finalmente estão próximos e voltar à operação comercial.
As composições foram fabricadas entre os anos de 2001 e 2002, os TUEs produzidos pela Alstom, modelo Metrópolis A48, e denominados como frota F, foram adquiridos para circular na recém inaugurada Linha 5-Lilás, no trecho Capão Redondo – Largo Treze, quando abriu suas portas em 2002. A frota é composta por oito trens que até março de 2017 prestaram serviços na linha 5.
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Pelo menos dois trens já estariam aptos para voltar a circulação, e servir de reserva para a concessionária ViaMobilidade, responsável pela operação e manutenção da Linha 5-Lilás.
Um vídeo que infelizmente foi apagado do Youtube, mostrava dois trens da frota F em testes, na estação Eucaliptos. As composições envolvidas no teste foram a 505 e a 508.
Os trens já estão pintados com a estampa da concessionária, possuem o novo sistema de controle implantado e, segundo informações obtidas pelo Rede Noticiando, realizam diversos testes durante algumas madrugadas.
Concessionária trabalha com 26 trens atualmente
A ViaMobilidade trabalha atualmente com 26 trens da frota P. Os trens foram fabricados pela CAF e entregues a partir de 2013. Além de modernos, eles possuem passagem livre entre os carros.
No horário de pico, a concessionária trabalha com 24 trens em operação e 2 na reserva, para que em caso de falhas ou outras situações, tenham algo trem disponível para inserir no chamado carrosel.
O baixo número de trens disponíveis para a operação tem refletido no número de passageiros transportados pela ViaMobilidade.
Aumento na demanda de passageiros
Em um ano, o movimento de passageiros dobrou e saltou de 320 mil passageiros por dia útil para 550 mil pessoas por dia útil.
A demanda ainda está abaixo do esperado, onde inicialmente, o governo do Estado previa algo entorno de 800 mil passageiros por dia transportados.
Com apenas 24 trens disponíveis para a operação nos horários de maior movimento o resultado não poderia ser outro: Trens lotados!
Com a entrada em serviço da frota F, esse cenário poderia minimizar.
Atrasos na modernização da frota F
No mês passado , o Rede Noticiando publicou uma matéria mostrando que a Bombardier, responsável por modernizar os oito trens, foi multada pelo atraso.
O Metrô de São Paulo na ocasião informou que estava multando a empresa em R$ 50 milhões.
A esperança é que neste mês de setembro, dos oito trens, dois entrem em operação, para alívio dos passageiros e também da operadora do ramal.
Fonte:Rede Noticiando
Trens da frota F estão próximos de voltar a operar na Linha 5-Lilás
Trens da frota F estão próximos de voltar a operar na Linha 5-Lilás
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