A CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos deseja licitar futuramente um sistema que permita ao usuário identificar o nível de lotação dos trens. Isso permite não só uma melhor distribuição dos passageiros nas plataformas de embarque e desembarque, como agiliza a operação.
Essa tecnologia já existe na Linha 4-Amarela desde 2016, que além disso apresenta um cronômetro que mostra quanto tempo falta para a chegada do próximo trem. Como informa a Linha 4 Amarela, o objetivo de um painel que mostre o nível de ocupação dos carros ao usuários é incentivar os passageiros para que se dirijam para os carros mais vazios.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
Através de um aviso de Chamamento Público, a estatal paulista publicou no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira, 18 de outubro de 2019, que visa a coleta e análise de dados relacionados a sistema de georreferenciamento, rastreamento de material rodante e nível de ocupação dos carros do trem (melhor local de embarque no trem).
Segundo o aviso, o chamamento tem o objetivo de convocar pessoa física ou jurídica interessadas em demonstrar o funcionamento de seus equipamentos e sistemas para fornecer subsídios para futuro processo licitatório.
Os interessados em participar deverão protocolar a proposta de solução, em até 30 dias corridos, contados a partir da data desta publicação.
O edital está disponível no site da CPTM – www.cptm.sp.gov.br
Seja o primeiro a comentar