Demissões na Fiol deixaram saldo de empregos negativo no mês de setembro em Guanambi

Depois de três meses de saldo positivo, o saldo de empregos voltou a ficar negativo em Guanambi. Foram admitidos 319 profissionais e demitidos 325 no mês de setembro, saldo de menos 6 postos de trabalho.

As informações são do relatório do Cadastro Geral de Empregados e Desempegados (Caged), divulgadas nesta quinta-feira (17).
A construção civil, responsável pelos melhores resultados nos últimos meses, foi o setor que mais demitiu. As demissões nas obras da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) foram as que mais puxaram o saldo para o negativo.

O lote 5 da construção da ferrovia tem canteiro instalado na cidade. Os trabalhos chegaram a ficar suspensos no início de setembro por mais de uma semana. As obras foram retomadas em ritmo reduzido e as demissões começaram a ser consumadas.

O cargo e servente de obras teve o pior resultado, foram 100 demissões contra 44 demissões, saldo de menos 56 vagas. O segundo pior resultado foi para o cargo de pedreiro, 24 demissões e apenas 4 admissões.
 
Outros cargos comuns na obra da Fiol tiveram saldo negativo – Mestre de construção civil (-4), Operador de Motoniveladora (-3), Operador de Escavadeira (-3), Mecânico de Maquinas de Construção e Terraplanagem (-2), Operador de Britador de Mandíbulas (-2), Técnico de Laboratório de Análises de Construção Civil (-2), Mestre de linhas de ferrovias (-1), entre outros.

O resultado não foi pior devido a contratações na área de comércio e serviços. O melhor resultado foi de Locutor de Radio e Televisão com 10 admissões e nenhum desligamento. Vendedor de Comércio Varejista, 29 admissões e 21 demissões.
Outros cargos tiveram bons saldos – Auxiliar de Escritório, em Geral, Técnico em Radiologia e Imagenologia, Professor de Ensino Superior na Área de Prática de Ensino e Faxineiro. Ambas tiveram saldo positivo de sete vagas cada.

Nos nove primeiros meses do ano foram abertas 607 novas vagas. Ao todo, 10.918 postos de trabalho com carteira assinada na cidade, distribuídos em 4.091 estabelecimentos empregadores.

Na Bahia, o saldo foi positivo em em 4.565 vagas. No acumulado do ano foram criadas 30.163 novas vagas.

O saldo também foi positivo a nível nacional, foram criadas 157.213 novas vagas no mês de setembro. Em 2019, o saldo é positivo em 696.853 novos empregos. Ao todo, o setor privado emprega 38.410.428 pessoas com carteira assinada.

Fonte: https://agenciasertao.com/2019/10/17/demissoes-na-fiol-deixaram-saldo-de-empregos-negativo-no-mes-de-setembro-em-guanambi/

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*