O Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (Dnit) autorizou oficialmente a doação para a Prefeitura de Rio Preto de três vagões de passageiros que pertenciam à antiga rede ferroviária federal e que hoje estão encostados, em estado de abandono, no pátio operado pela Rumo, atual concessionária da ferrovia, que também pertence à União. A Prefeitura pretende recuperar os três veículos e utilizá-los no Trem Caipira, que faz passeio turístico mensal entre as antigas estações de Rio Preto e do distrito de Schmitt.
Em agosto, o Diário revelou que o Dnit havia dado sinal verde para a transferência, que agora se concretiza.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
Documento a que a Coluna teve acesso, assinado pelo diretor de Infraestrutura Ferroviária do Dnit, Marcelo Almeida Pinheiro Chagas, autorizou a doação dos vagões no último dia 10.
Em outro documento, o Dnit também atendeu pedido do prefeito Edinho Araújo (MDB) para ter a posse definitiva da estação Schmitt, que o município já administra atualmente, só que em regime de concessão. Neste documento, um termo de cessão, o coordenador-geral de Patrimônio Ferroviário do Dnit, Ariston Ayres Rodrigues, diz que Rio Preto “está autorizada a tomar a posse imediata do imóvel em questão”.
Os dois pedidos faziam parte de uma lista de três reivindicações que o secretário de Desenvolvimento Econômico e de Negócios de Turismo, Jorge Luís de Souza, reforçou na sexta, 25, a representantes do Dnit em Guararema, município da região da Grande São Paulo, que sediou encontro sobre memória ferroviária. O outro pedido é a posse definitiva da estação ferroviária de Rio Preto.
Seja o primeiro a comentar