Retirada de 40 trens afeta cerca de 420 mil passageiros da Supervia

A retirada de 40 trens de circulação obriga os passageiros dos ramais Japeri, Santa Cruz e Deodoro a terem mais paciência no embarque nesta segunda-feira. Segundo a SuperVia, concessionária que administra os trens, cerca de 420 mil passageiros serão impactados de alguma forma com as mudanças, o que corresponde a 70% do total. Na estação Central do Brasil, muitas pessoas relatam demora no embarque.

– Eu cheguei às 6h30 à estação Japeri e só consegui embarcar depois das 7h. Mesmo assim o trem veio bem cheio e parou três vezes entre as estações. No total, perdi 50 minutos na viagem – conta a empregada doméstica Creuza de Jesus, de 61 anos.

A vendedora Sandra Vieira Magalhães, de 30 anos, está preocupada com a volta para a casa no fim do dia, momento em que os trens costumam ficar ainda mais cheios.
– Eu geralmente embarco às 17h, mas hoje estou pensando até em ir de ônibus. Se agora de manhã foi complicado, acredito que à tarde não será diferente – avalia a passageira, que mora em Oswaldo Cruz.

Desde esta segunda-feira, o sistema ferroviário está funcionando com menos veículos devido a um problema na caixa de tração deles. O anúncio foi feito pela SuperVia neste domingo, surpreendendo os passageiros.

Para a estudante Vanessa Castro, de 22 anos, a informação deveria ter sido divulgada durante os dias úteis, e não num domingo.
– Eu não estava sabendo de nada. Quando cheguei à estação, vi mais pessoas do que o normal. Aí que fui saber, após perguntar a um segurança que estava na plataforma. Isso poderia ter sido mais divulgado, com dias de antecedência. No domingo, quase ninguém fica sabendo.

No ramal Deodoro, todos os trens sofreram redução de 50% no tamanho: passaram de oito para quatro carros. Eles serão redistribuídas pelas linhas Santa Cruz, Japeri e no trecho entre Gramacho e Saracuruna, que terão acréscimo nos intervalos dos ramais, mas sem redução no tamanho dos trens. Ainda segundo a SuperVia, o serviço geralmente funciona com cerca de 170 trens, mas hoje a operação conta com apenas 133. Não há previsão de normalização do serviço.

Os trens foram entregues para a operação entre 2014 e 2016 pelo governo do estado junto ao consórcio CRRC, empresa chinesa que promoveu um recall para corrigir o problema, mas sem resolvê-lo. Em nota, a SuperVia afirma que o reajuste da grade horária garante a segurança operacional e a manutenção do serviço aos passageiros. A concessionária e o poder concedente estão atuando junto aos fornecedores para que o serviço retorne à normalidade o mais rápido possível. As caixas de tração são fornecidas ao Consórcio CRRC pela Voith, empresa alemã, explica o texto.

Acidente com rebocador

Por volta das 9h desta segunda-feira, um veículo rebocador de trens da SuperVia tombou na altura de Deodoro, Zona Oeste do Rio, perto de uma das duas oficinas da concessionária. O acidente deixou o condutor ferido. Ainda não se sabe o estado de saúde dele.
De acordo com a SuperVia, o episódio não afeta a circulação de trens, já que o trilho fica à parte, funcionando como um desvio. As circunstâncias ainda serão apuradas.

Fonte: https://extra.globo.com/noticias/rio/retirada-de-40-trens-afeta-cerca-de-420-mil-passageiros-da-supervia-rv1-1-24086331.html

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