Após três meses aberto à população, o metrô da Linha 4 (Ipanema-Barra da Tijuca) inicia uma nova fase, no dia 17, quando o horário será estendido de segunda a sábado, das 5h à meia-noite. Hoje, a operação é das 6h às 21h. No dia seguinte, passa a funcionar aos domingos – os feriados também serão contemplados -, das 7h às 23h. Com isso, o serviço será oferecido todos os dias da semana, nos mesmos horários das linhas 1 e 2. As mudanças, segundo a concessionária MetrôRio e a Secretaria estadual de Transportes, devem gerar no trajeto um aumento gradativo no número de passageiros.
Desde a inauguração, a quantidade de usuários da Linha 4 já dobrou, atingindo hoje 110 mil por dia, com o funcionamento de segunda a sábado. O número ainda está longe dos 300 mil passageiros esperados antes da entrega do trecho entre Ipanema e Barra. Mas o diretor de operações da MetrôRio, Daniel Habib, afirma que o fluxo está dentro do esperado. E estima que o novo trecho do metrô já retirou, num cálculo inicial, dois mil veículos por dia das ruas.
– A região da Barra não era atendida pelo transporte de alta capacidade. O bairro foi construído em função do carro. Com a integração tarifária com o BRT, isso está mudando, e mais gente está optando pelo metrô, deixando o carro na garagem – diz Habib, observando que o perfil de usuários é variado. – Há desde quem precisa se deslocar entre a Barra e o restante da cidade a trabalho como aqueles que costumavam ir à região a lazer ou passaram a frequentá-la agora.
Tempo a mais com a família
A concessionária negocia com condomínios da Barra para que os ônibus usados por moradores parem na estação Jardim Oceânico em vez de irem até a Zona Sul e o Centro. Moradora de São João de Meriti, a cozinheira Elisa Rodrigues trabalha na Barra e diz que, com a Linha 4, leva até três horas a menos por dia em seus deslocamentos. Viagem, segundo ela, mais rápida e confortável.
– Antes, ia de metrô até a Tijuca, depois pegava um ônibus pelo Alto da Boa Vista. De manhã, saía de casa às 6h, para entrar no trabalho às 9h. Levava horas. Agora, saio entre 7h e 7h30m, e chego antes da hora. Ganhei um tempo a mais de sono, fico mais com a família e ainda dá para bajular minha netinha, que acabou de nascer – diz ela. – A Barra era muito complicada de transporte. Tem melhorado bastante. Acredito que os novos horários de funcionamento da Linha 4 vão facilitar ainda mais.
Por enquanto, os passageiros que vierem da Linha 1 continuarão fazendo baldeação na estação General Osório, em Ipanema, para seguirem até a Barra. Mas, no segundo trimestre do ano que vem, será possível ir da estação Uruguai, na Tijuca, até o Jardim Oceânico, na Barra, sem trocar de composição. Enquanto isso, Habib afirma que devem ser reduzidos gradativamente os intervalos entre os trens na Linha 4, passando dos atuais seis minutos e 30 segundos para a média de quatro minutos e 30 segundos das linhas 1 e 2 nos horários de pico.
– Hoje, é possível ir da Barra ao Centro, em média, em 30 ou 40 minutos, dependendo da estação de embarque e desembarque. Quando não houver mais a baldeação, esse tempo vai reduzir. Até Ipanema, já são cerca de 15 minutos. Isso gera um impacto na qualidade de vida das pessoas, mais produtividade no trabalho e economia financeira – ressalta Habib.
Os hábitos do chef de cozinha Ettore Siniscalchi mudaram, e sair da Barra para correr em volta da Lagoa já faz parte de sua realidade. No sábado, foi almoçar em Ipanema.
– Antes, não pensaria nisso. Teria que enfrentar o trânsito todo daqui até lá. Fui, almocei e voltei. Tudo em duas horas – diz ele, que tem um restaurante no Condado de Cascais.
A partir de hoje, serão colocados à venda 150 mil bilhetes especiais para o réveillon em Copacabana. Os cartões – R$ 8,20 ida e volta, e R$ 4,10 ida ou volta – podem ser comprados nas estações Pavuna, Uruguai, Central, Carioca, Glória, Siqueira Campos, Jardim de Alah e Jardim Oceânico.
INTEGRAÇÃO COM A GÁVEA MUDA PARA O LEBLON
O itinerário dos ônibus do metrô de superfície também muda a partir de sábado. A linha de Botafogo não sofrerá alterações. Mas a da Praça General Osório até a Gávea passará a sair da Estação Antero de Quental. O percurso será reduzido para 1,5Km, com seis paradas na ida e na volta. Do Leblon para a Gávea, o trajeto será, agora, pela Rua Marquês de São Vicente, com ponto na altura do número 124. Por isso, a parada da Estação Bartolomeu Mitre muda de lugar, do Largo Sérgio Vieira de Mello, na altura do número 701, para a pista lateral direita da via, próximo ao número 630. As demais paradas não terão mudanças.
O secretário de Transportes, Rodrigo Vieira, diz que o estado busca financiamento para as obras de extensão da Linha 4 até a Gávea. A pasta ainda trabalha em projetos futuros para expandir a Linha 2 até a Praça Quinze e no plano diretor metroviário do Rio dos próximos 25 anos.
Seja o primeiro a comentar