O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, participou nesta quarta-feira (29), da cerimônia de assinatura do contrato de concessão do terminal STS20, no Porto de Santos, litoral paulista, com o consórcio Hidrovias do Brasil S/A. A previsão é que a empresa invista R$ 219,25 milhões no terminal, promovendo a modernização da área.
O leilão do terminal de fertilizantes e sal com 29 mil metros quadrados e três armazéns interligados por esteiras ao cais com acessos prioritários aos berços 22 e 23, aconteceu em agosto de 2019 e rendeu ao governo R$ 112,5 milhões em outorgas.
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Em cerimônia realizada na sede da Codesp, com a presença do ministro, diretores do consórcio e do diretor-presidente da autoridade portuária, foi firmado o compromisso de 25 anos.
“Nós estamos celebrando o contrato do STS20 e quero agradecer a Hidrovias do Brasil por ter entrado nesse leilão, foi um leilão disputado e isso indica confiança. Significa que o investidor está confiando naquilo que nós estamos fazendo. Confiando no destino do Brasil, condução econômica, confiando que estamos na direção certa”, disse o ministro.
Para o diretor-presidente da Codesp, Casemiro Tércio Carvalho, com os investimentos previstos no terminal o Porto de Santos poderá recuperar cargas que foram perdidas por falta de capacidade e conquistar ainda mais.
“Em 2019 conseguimos destravar a fila de fertilizantes. São mais de 5 milhões de toneladas de fertilizantes que hoje estão em Paranaguá, que saíram de Santos por falta de capacidade. A repotenciação desse terminal é muito importante para recuperar essa carga e atrair carga adicional, movimentando a economia brasileira.”
Investimentos
Entre os investimentos previstos no terminal estão as obras de demolição e de construção de armazéns, reforço do cais público, dragagem de aprofundamento, derrocamento do berço de atracação, aquisição de equipamentos para descarregamento de navios e para transporte de fertilizantes, além da instalação de balanças rodoviárias.
Para o Secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários (SNPTA), Diogo Piloni e Silva, apesar de os investimentos previstos em edital serem de R$ 219,25 milhões, deve haver ainda mais recursos para o Porto de Santos.
“Os investimentos virão, tenho certeza. Os investimentos previstos no edital são de quase R$ 220 milhões, mas é possível que tenhamos ainda mais do que isso. É a nossa expectativa. Isso vai gerar possibilidade de operação mais eficiente do Porto de Santos e é isso que buscamos.”
Contrato
Durante os 25 anos do contrato, a Hidrovias do Brasil S/A vai operar a área de mais de 29 mil metros quadrados, destinada à movimentação de fertilizantes e sal. A empresa já possui atividade logística de transporte de grãos e fertilizantes no Norte do Brasil e hidroviário nos Rios Uruguai, Paraguai e Paraná.
A capacidade de armazenagem anual do terminal é de 1 milhão de toneladas para sal e de 2,6 milhões de toneladas para fertilizantes. Atualmente, o terminal movimenta cerca de 50% do sal que chega e sai do Porto de Santos.
Visita do ministro ao Porto de Santos
Durante a visita à Baixada Santista, Tarcísio visitou pela primeira vez o Porto de Santos como ministro e falou da expectativa para os próximos passos na área portuária.
“Tivemos hoje a oportunidade de ver aquilo que está sendo planejado para os próximos anos. O novo Plano de Desenvolvimento e Zoneamento (PDZ) vai aumentar eficiência. Essa é a profissionalização da gestão portuária que vai alavancar muito os resultados.”
Para o ministro, com o programa ‘BR do Mar’ de estímulo à cabotagem, que ainda será lançado, a expectativa é que o Porto de Santos se torne não somente o grande ‘hub port’ não só do Brasil, mas também da América do Sul.
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