O deputado federal Túlio Gadêlha (PDT-PE) incluiu emenda de R$ 126.030.000 ao Plano Plurianual da União (PPA 2020-2023), sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro, para obras da expansão da Linha Sul do Metrô do Recife (Metrorec). Nesta quarta-feira (29), o pedetista se reuniu com o coordenador Operacional da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), Ricardo Esberard, com o presidente do Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE), Adalberto Ferreira, e com servidores da CBTU para alinhar o processo.
A previsão orçamentária, quando executada pelo governo federal, poderá ajudar a amenizar o transtorno dos passageiros pernambucanos. Um estudo do aplicativo Moovit mostra que Recife é campeã brasileira em tempo de espera pelo transporte público (23 minutos), a segunda com maior tempo gasto com deslocamento no Brasil e a sétima no mundo – média de 1h02. O estudo global analisou 99 metrópoles de 25 países.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
Defendemos um transporte público de qualidade e a expansão da Linha Sul do sistema metroviário do Grande Recife, trará, quando concluída, mais agilidade no deslocamento dos passageiros e, portanto, mais qualidade de vida aos pernambucanos, avalia Gadêlha.
O Metrorec é formado por duas linhas distintas – a Centro e a Sul -, que passam por Recife, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e Cabo de Santo Agostinho, ambos na Região Metropolitana do Recife (RMR). Estima-se que 400 mil passageiros utilizam diariamente o sistema metroviário, sendo cerca de 150 mil deles na Linha Sul.
O PPA é a previsão orçamentária, no médio prazo, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas da Administração Pública para as despesas de capital e outras decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada.
Seja o primeiro a comentar