A CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos publicou neste sábado, 27 de junho de 2020, o aviso de duas licitações relacionadas à expansão da linha 9-Esmeralda para Varginha, no extremo Sul da capital.
Um das concorrências é para serviços técnicos especializados de engenharia para execução das obras de travessias de drenagem dos lotes 1 e 2 da extensão da linha 9. O edital vai ser publicado na próxima segunda-feira, 29, e as propostas devem ser entregues no dia 22 de julho, se não houver adiamentos.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
A extensão da linha foi dividida em dois lotes, sendo o lote 1 do atual terminal Grajaú à futura estação intermediária Mendes/Vila Natal e, o lote 2, de Vila Mendes/Natal ao futuro terminal Varginha.
A outra licitação referente à expansão é para fornecimento de grupo gerador, com serviços de instalação, para a futura estação Mendes /Vila Natal.
Neste caso, a concorrência vai ser eletrônica, com possibilidade de participação a partir de terça-feira, 30 de junho de 2020. O processamento das propostas vai ocorrer no dia 15 de julho.
PREVISÕES:
Como mostrou o Diário do Transporte, a retomada das obras da estação Varginha, no extremo da Zona Sul da capital paulista, ocorreu em janeiro de 2020. A promessa do governador João Doria, na ocasião, era de entrega da estação em julho de 2022. A obra estava parada desde 2015 por causa de problemas em relação aos contratos.
Também no mesmo dia, 18 de janeiro de 2020, o presidente da CPTM, Pedro Moro, disse que o terminal de ônibus terá em torno de 10 mil metros quadrados e plataformas cobertas para embarque e desembarque.
A estação Varginha da CPTM terá cinco mil metros quadrados de área, quatro andares com acessos e mezaninos e deve receber em torno de 50 mil passageiros por dia.
O custo total da obra, de acordo com o governador João Doria, será de R$ 152 milhões, com recursos do governo de São Paulo e também da União.
á no dia 11 de janeiro de 2020, em visita às obras da estação Vila Natal Mendes, intermediária da extensão, o presidente da CPTM disse ao Diário do Transporte que a previsão de entrega do lote 01 da extensão era até o final de 2020.
Seja o primeiro a comentar