Ministro anuncia liberação de verbas para Vertente Litorânea e CBTU na PB

Ministro anuncia liberação de verbas para Vertente Litorânea e para a CBTU na PB - Foto: TV Paraíba/Reprodução

O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, anunciou, nesta terça-feira (23), o repasse de cerca de R$ 30 milhões para obras da Vertente Litorânea, complementar da Transposição do Rio São Francisco, serviço que deve beneficiar 630 mil pessoas. Marinho também informou que o governo federal vai liberar R$ 18 milhões para melhorias no serviço prestado pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) na Região Metropolitana de João Pessoa.

Pela manhã, Marinho visitou a cidade de Itatuba, no Agreste do estado, para acompanhar as obras da Vertente na barragem Acauã. A obra é complementar ao Eixo Leste da Transposição do Rio São Francisco. Na mesma cidade, o ministro também visitou uma comunidade onde inaugurou um dos 40 sistemas de abastecimento de água que estão sendo entregues em 27 cidades paraibanas.

No início da tarde, a comitiva viajou para Campina Grande, onde foram acompanhadas obras de pavimentação, recapeamento asfáltico, drenagem urbana e instalação de pontes que estão sendo feitas noa bairros Bodocongó, Ramadinha e Distrito dos Mecânicos com recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR).

Em entrevista rápida à TV Paraíba, Rogério Marinho falou sobre a importância da obra para distribuição de água em vários municípios atingidos pela seca.

Só quem é do Nordeste sabe a importância da Transposição e das obras complementares. Eu sou do Rio Grande do Norte. A água chegou na Paraíba, vai chegar no Ceará e a ideia é que até meados do ano que vem a gente conclua o Eixo Norte e ela chegue ao Rio Grande do Norte, vamos ter todos os estados contemplados. A nossa ideia é, com as obras complementares, ampliar as áreas de irrigação e melhorar a questão hídrica. Os sistemas de abastecimento de água doce, que entregamos hoje, melhora a qualidade de vida das pessoas que passam a ter água potável nas torneiras, disse.

À tarde o ministro foi para João Pessoa, onde assinou a liberação da verba para a CBTU. Segundo Marinho, o investimento vai possibilitar melhorias no serviço prestado pela companhia com a modernização de duas estações, implantação de desvios nas linhas e aquisição de tecnologia para agilizar o atendimento nas bilheterias.

No final da tarde ele se encontrou com o governador João Azevêdo (Cidadania) e, em seguida, assinou a liberação das verbas para conclusão da Vertente Litorânea.

A Vertente é um sistema adutor que vai integrar as bacias litorâneas com as águas do Eixo Leste da Transposição do Rio São Francisco disponibilizadas no Rio Paraíba após o abastecimento do Açude Epitácio Pessoa, em Boqueirão.

A Vertente Litorânea é um fato. Na hora em que houve a segurança hídrica de Campina Grande com as águas chegando a Boqueirão, permitiu-se que ele pudesse deslocar suas águas para tornar perente também as Vertentes Litorâneas, disse Marinho.

Fonte: https://g1.globo.com/pb/paraiba/noticia/2020/06/23/ministro-anuncia-liberacao-de-verbas-para-vertente-litoranea-e-cbtu-na-pb.ghtml

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*