Está previsto para a primeira quinzena de agosto o lançamento da licitação para a concessão das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda da CPTM. A celebração do contrato com o novo concessionário deverá acontecer no início de 2021. A afirmação foi feita pelo secretário de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo, Alexandre Baldy, durante o Webinar nos Trilhos de ontem, dia 23/07.
O prazo de concessão deverá ser de 30 anos e os investimentos esperados são da ordem de R$ 3 bilhões. Duas novas estações, compra de 30 novos trens, reformas de 35 estações, intervalos de três minutos durante o pico estão entre algumas das exigências do governo. Outra novidade apontada por Baldy foi que, após a concessão para a iniciativa privada, 36 trens (das 8 e 9) serão devolvidos gradualmente para uso da CPTM em outras linhas, como a 10-Turquesa, 11-Coral e 12-Safira.
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O secretário falou também sobre as obrigatoriedades do grupo Acciona na Linha 6-Laranja; o descarte definitivo pelo governo de novos projetos de monotrilho, incluindo a Linha 18-Bronze; o projeto da Linha 20-Rosa; e os planos de extensão da Linha 13-Jade da CPTM e da Linha 2-Verde do Metrô de São Paulo. Ressaltou também que a pandemia impactou os recursos previstos para a compra de 44 novos trens para o Metrô de São Paulo.
Clique aqui para assistir na íntegra ao Webinar nos Trilhos com Alexandre Baldy.
O Webinar nos Trilhos faz parte das comemorações dos 80 anos da Revista Ferroviária, e conta com o patrocínio da Loram do Brasil, da Cavan, da Plasser & Theurer e Plasser do Brasil. Apoie o jornalismo ferroviário. Assine a revista, cadastre-se em nossa newsletter diária e nos siga nas redes (Youtube, Linkedin, Instagram, Facebook e Twitter).
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