O governador de São Paulo João Doria assinou na manhã desta quinta-feira, 24 de setembro de 2020, ordem de serviço para o início das obras do segundo trecho do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) na Baixada Santista.
Como mostrou o Diário do Transporte, a Cestesb – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo publicou oficialmente na sexta-feira, 18 de setembro, a concessão da licença ambiental para as obras da segunda fase do VLT.
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O segundo trecho do VLT vai da avenida Conselheiro Nébias ao bairro do Valongo, em Santos, no litoral Sul paulista, com oito quilômetros e 14 estações acessíveis, passando pelas ruas Campos Mello, Doutor Cochrane, João Pessoa, Visconde de São Leopoldo, São Bento, Amador Bueno, Constituição, Luiz de Camões e a Avenida Conselheiro Nébias.
A expectativa é de uma demanda diária de 35 mil passageiros em dias normais da semana sem os efeitos da pandemia da Covid-19.
Para o novo trecho, serão colocadas mais sete composições em operação.
Por meio de nota, o Governo do Estado informou que o prazo de conclusão do projeto é de 30 meses.
Como mostrou o Diário do Transporte, em 06 de julho de 2020, governador de São Paulo, João Doria, assinou contrato de R$ 217,7 milhões com a construtora Queiroz Galvão para o início das obras.
O sistema é operado pela BR Mobilidade, do Grupo Comporte, de Constantino Oliveira, que opera os ônibus da Viação Piracicabana em Santos, e gerenciado pela EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos.
Com a conclusão, o VLT da Baixada terá, segundo o Governo do Estado, 27 quilômetros de extensão, considerando o trecho de 11,5 quilômetros já em operação entre São Vicente (Barreiros) e o Porto de Santos, além das ligações entre Conselheiro Nébias e Valongo e Barreiros a Samaritá, em São Vicente, que está em projeto. O sistema tem previsão de operar com 33 VLTs transportando 95 mil passageiros por dia.
OBRAS VIÁRIAS:
Também nesta quinta-feira, Doria entrega obras no trecho entre os Km 59 e Km 65 da Rodovia Anchieta (SP 150).
Segundo nota do governo do Estado, as intervenções custaram R$ 270 milhões.
Foram concluídos o Viaduto Piratiniga, além de vias marginais e de acesso a bairros. As obras, realizadas pela concessionária Ecovias em parceria com a ARTESP, fazem parte do projeto da Nova Entrada de Santos e receberam investimentos totais de R$ 270 milhões do Estado. – diz o comunicado.
O projeto contempla uma série de intervenções entre os Km 59 e 65 da Rodovia Anchieta (SP 150), entre elas três viadutos – Piratininga, Alemoa e Anchieta; implantação de vias de acesso aos bairros Jardim Piratininga, Jardim São Manoel e São Jorge; ciclovia ligando o Jardim Casqueiro, em Cubatão, à malha cicloviária de Santos; e implantação de duas novas passarelas nos km 62+500 e km 64+350. Além disso, foi realizada a reconstrução do pavimento e melhorias na Rodovia Caminho do Mar (SP 148).
Ainda nota, a assessoria do Palácio dos Bandeirantes diz que as intervenções vão ampliar a capacidade de tráfego no local.
A Nova Entrada de Santos vai melhorar o acesso da Rodovia Anchieta aos bairros do entorno e à zona portuária, aumentará a capacidade de tráfego na região e oferecerá mais segurança viária aos usuários da rodovia. O acesso a Santos e São Vicente ocorrerá apenas pelas pistas centrais, enquanto o tráfego do Porto será realizado exclusivamente pelas pistas laterais. A via marginal da Anchieta, que atualmente opera em mão dupla, foi adaptada para funcionar apenas no sentido Litoral, enquanto a SP-148 (Avenida Bandeirantes), sob jurisdição do DER (Departamento de Estradas e Rodagem), também passou por alterações e vai operar apenas na direção da capital.
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