Começaram a funcionar oficialmente, nesta quarta-feira (23), painéis instalados nas plataformas de estações da linha 2-verde do metrô da capital paulista, que indicam a lotação nos trens. O sistema é semelhante ao utilizado pela linha 4-amarela há cerca de quatro anos.
O valor gasto para a implantação dos painéis não foi informado pela empresa, da gestão João Doria (PSDB).
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Os painéis estão entre as estações Vila Madalena e Ana Rosa. Ainda faltam equipamentos na linha 2-verde entre as estações Chácara Klabin e Vila Prudente. Segundo o Metrô, a instalação nestes locais irá ocorrer até dezembro deste ano.
Nas redes sociais, Silvani Alves Pereira, presidente do Metrô, escreveu que o novo sistema vai ajudar os passageiros a escolher em qual vagão embarcar, tendo a ciência de quais estão mais vazios. Segundo ele, a medida contribui para respeitar os protocolos sanitários durante a pandemia da Covid-19.
Ele acrescentou que o Metrô pretende implantar painéis nas linhas 1-azul e 3-vermelha, em fevereiro e julho de 2021, respectivamente.
A tecnologia usada para calcular a quantidade de usuários por vagão se chama CBTC. De acordo com Pereira, este é um sistema de controle e sinalização de trens. Com ele podemos aumentar a oferta de trens, já que a distância entre eles pode ser diminuída, escreveu nas redes sociais.
Seja o primeiro a comentar