O governo do Estado de São Paulo criou um grupo de Trabalho para a elaboração de um aplicativo de celular voltado ao passageiro que une os dados da operação em tempo real dos ônibus e trólebus gerenciados pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) e dos trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e do Metrô.
A formalização do grupo de trabalho foi publicada nesta terça-feira, 22 de setembro de 2020.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Atualmente, as três empresas estatais possuem bancos de dados e geração de informações em tempo real, mas sem integração entre elas.
De acordo com a justificativa na Resolução 71, de 2020, da STM – Secretaria dos Transportes Metropolitanos, o aplicativo vai ajudar o passageiro a escolher a melhor forma de descolamento.
Considerando que existe interesse do Governo do Estado em disponibilizar aos passageiros dos diversos modais de transporte na Região Metropolitana de São Paulo, por meio de dispositivo móvel informação em tempo real acerca da melhor alternativa a ser utilizada para os seus deslocamentos. – diz trecho da publicação oficial.
Ainda de acordo com a publicação, os membros do grupo de trabalho pertencem à STM, EMTU, CPTM e Metrô, mas sem ganhar a mais pela atividade.
A participação no Grupo de Trabalho será exercida sem prejuízo das atividades regulares de seus membros e não será remunerada, sendo, porém, considerada serviço público relevante.
Na publicação, não foi informada previsão de quando o aplicativo estará disponível para o passageiro.
Em entrevista em 11 de janeiro de 2020 ao Diário do Transporte e outros portais de mobilidade, o presidente da CPTM, Pedro Moro, disse que até então a previsão era do lançamento do aplicativo até o quarto trimestre deste ano.
O grupo vai ser coordenado por Maíra Leite Maciel, da Secretaria dos Transportes Metropolitanos e terá a seguinte formação:
STM: Maíra Leite Maciel; Larissa de Lima Souza Pinto; Maximiliano Rodrigues; Lidiane Morais de Carvalho Guimarães; Célia Regina Mensoni; Fernando Chiroli Veiga; Gustavo Rocha Santos; Thais Antonelli e Fernando Galfo
CPTM: Nilson Roberto Brito dos Santos; Wagner Guananes Alves; Alexandre Ferraz Brito e Renato Silva Pompeu
EMTU: Sergio Rodrigues Ivanov; Ricardo Mendes; Sérgio Rodrigues Ivanov; Vinicius de Azevedo e Barros; Rosemeire Zilio Sakamoto; Káti
Metrô: Paulo Ary Tender Guimarães; Renata Raposo Verissimo; Edson Rodrigues Bispo e Danilo Ferreira Gomes.
Seja o primeiro a comentar