A solução está na ferrovia

A ministra Tereza Cristina fala sobre a logística dos sonhos para o agronegócio

Com um custo logístico três vez maior em relação aos seus principais competidores no agronegócio (EUA e Argentina), o Brasil tem na infraestrutura de transportes um dos desafios para a retomada do crescimento. A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, reconhece que grande parte da solução está na ferrovia e nos novos projetos do modal, que, segundo ela, são a esperança dos operadores do agronegócio, para ganhar escala e reduzir custos.

Para a ministra, o plano logístico em vigor no país não é exatamente “dos sonhos” para o agronegócio, mas já evidencia um planejamento sólido em relação à infraestrutura de transporte, o que anima os produtores, afirma.

O ministério vem acompanhando de perto os principais projetos do governo federal na área ferroviária (Fico, Fiol e Ferrogrão). Além desses, outros dois (ainda no papel) estão no radar de interesses do agronegócio, de acordo com a ministra: o tramo Norte da Ferrovia Norte-Sul, de Açailândia (MA) a Vila do Conde (PA), e a linha ferroviária ligando Maracaju (MS) a Chapecó (SC), conhecida como a Ferrovia do Milho. “Essa última pela possibilidade de fornecimento do cereal para as plantas de avicultura e suinocultura do Oeste do Paraná e Santa Catarina”, explica.

O atual cenário logístico do país e as expectativas em relação ao futuro da ferrovia foram alguns dos temas abordados nessa entrevista da RF com a ministra Tereza Cristina.

Conteúdo completo restrito aos assinantes da Revista Ferroviária.

Já é assinante ? Clique aqui

Assine a Revista Ferroviária

A Revista Ferroviária traz informações atualizadas e relevantes sobre o setor ferroviário.

Além disso, ao se tornar assinante, você estará apoiando o jornalismo ferroviário, permitindo que continuemos trazendo reportagens de qualidade e contribuindo para o desenvolvimento do setor.

Agradecemos o seu apoio e esperamos ter você como parte dos nossos assinantes!

RF DIGITAL

R$8,42
/mês
  • Valor total R$ 101 em até 12x sem juros
  • Acesso ilimitado ao site durante 1 ano
  • Acesso as edições da RF desde 2004 no formato PDF;
  • Consulta aos nossos estudos de mercado exclusivos.
Assine agora

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*