Trens da Linha 6-Laranja serão fornecidos pela Alstom

Os 23 trens de seis carros cada previstos para a operação da Linha 6-Laranja do Metrô de São Paulo serão fornecidos pela Alstom. O contrato entre a nova operadora e construtora da linha, a Acciona, e a fabricante já foi assinado, segundo o diretor da Acciona no Brasil, André De Angelo. As composições serão fabricadas no Brasil, possivelmente na fábrica de Taubaté (SP). A linha receberá trens driverless (sem condutor) e todas as estações terão portas de plataforma. Atualmente, duas linhas do Metrô de São Paulo operam com trens sem condutor: a 4-Amarela e a 15-Prata (monotrilho).

Antes de a Acciona assumir a concessão da Linha 6-Laranja, já existia um acordo entre a Alstom e o ex-concessionário do projeto, o consórcio Move São Paulo (composto pela Odebrecht, Queiroz Galvão e UTC), para a produção dos trens. Mas, segundo De Angelo, todos os compromissos assumidos pelo antigo consórcio foram rescindidos ou cancelados no ato da transferência da concessão. ”Fizemos uma nova negociação com a Alstom”, afirmou o executivo.

A transferência da concessão foi finalizada em julho deste ano e as obras tiveram início em outubro. A concessionária Linha Universitária S/A (SPE criada para o projeto) tem 99% de participação da Acciona e 1% da multinacional francesa Transdev, operadora de transporte de passageiros.

O diretor da Acciona no Brasil, André De Angelo, é o entrevistado especial da próxima edição da Revista Ferroviária, em breve no ar.

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