Diário do Transporte – O governo do Estado de São Paulo e o consórcio liderado pela espanhola Acciona realizaram nesta terça-feira, 17 de agosto de 2021, cerimônia para apresentar a descida para as escavações da “roda de corte” da tuneladora (tatuzão), equipamento responsável pela perfuração do túnel no sentido sul, que compreende o trecho entre as estações Santa Marina e São Joaquim.
As escavações começam até 31 de dezembro de 2021 no trecho sul. Já para o trecho norte, os trabalhos devem começar até abril de 2022.
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O trecho norte vai de Santa Marina até a Vila Brasilândia.
De acordo com o diretor-geral da Acciona, André De Angelo, o túnel do trecho norte, que terá 5,3 quilômetros, vai contar com as escavações concluídas em 17 meses, e o trecho sul, que tem em torno de dez quilômetros, terá as escavações finalizadas em, aproximadamente, 30 meses, contanto com o início dos trabalhos.
A roda de corte é apenas uma das partes do “tatuzão”, que ainda está sendo montado.
A obra estava parada desde 2016 e sua retomada foi definida com a troca do consórcio que será responsável pela construção e operação (Veja abaixo o histórico)
A intervenção possui 15 frentes no total.
O Canteiro de Obras da VSE (Ventilação e Saída de Emergência) Tietê da Linha 6-Laranja, onde houve a descida da roda de corte, é uma delas.
De acordo com o secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, o lote 09, que conta com cinco estações, ainda necessita de licenciamento da Cetesb.
A estação Perdizes deve ser a última a receber este licenciamento.
LINHA 6 – LARANJA:
Retomada das obras: 06 de outubro de 2020
Previsão de entrega total: outubro de 2025
Construção e operação em PPP – Parceira Público Privada: Concessionária “Linha Universidade Participações S.A.”, liderada pelo grupo espanhol Acciona
Antigo Consórcio: Consórcio Move São Paulo, formado pelas empresas Odebrecht, Queiroz Galvão e UTC.
Extensão: 15,3 km de extensão, entre a Vila Brasilândia (zona Noroeste) a Estação São Joaquim (região central)
Valor do empreendimento: R$ 15 bilhões
Frota: 22 trens
Demanda diária: 630 mil passageiros
Estações: Brasilândia, Vila Cardoso, Itaberaba, João Paulo I, Freguesia do Ó, Santa Marina, Água Branca, Pompeia, Perdizes, Cardoso de Almeida, Angélica, Pacaembu, Higienópolis-Mackenzie, 14 Bis, Bela Vista e São Joaquim
Prazo de contrato: 19 anos para manutenção e operação.
Tempo de percurso em toda a linha: 23 minutos
Integrações: Sistemas de ônibus e linhas 1-Azul do Metrô, 4-Amarela operada pela concessionária ViaQuatro e 7-Rubi e 8-Diamante, ambas da CPTM
No dia 07 de julho de 2020 terminou a última prorrogação do processo do contato de caducidade com o Consórcio Move São Paulo, formado pelas empresas Odebrecht, Queiroz Galvão e UTC.
O contrato era do Consórcio MOVE São Paulo, responsável pela construção da linha 6 Laranja do Metrô (Vila Brasilândia/São Joaquim).
O MOVE São Paulo, formado pelas empresas Odebrecht, Queiroz Galvão e UTC, assumiu o contrato de construção em 2015, mas entregou até a paralisação dos serviços, em 02 de setembro de 2016, apenas 15% das obras.
As obras estão paradas desde setembro de 2016 e assim como a atuação da MOVE SP foi controversa, a entrada da Acciona foi marcada por uma novela com ameaça do grupo espanhol não assumir o contrato, contestando valores e condições, tudo isso mesmo depois do anúncio pelo governador João Doria.
O anúncio de que a Acciona assumiria o contrato foi feito em 07 de fevereiro de 2020 pelo governo paulista.
A linha 6 é uma PPP – Parceria Público Privada prevê a construção, os trens e a operação da linha.
A Acciona, conglomerado espanhol formado por mais de 100 empresas e com sede em Madri, atua no Brasil desde 1996, onde conta com mais de 1500 profissionais em unidades em São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará e Pernambuco.
Deteve por 10 anos a concessão da chamada Rodovia do Aço (BR-393), além de ter participado das obras do Porto do Açu, no Rio de Janeiro, além de dois lotes do Rodoanel Norte, em São Paulo.
Venceu licitações para a construção de linhas e estações de metrô em São Paulo (SP) e Fortaleza (CE).
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