Locomotivas dos anos 1950 vão ser restauradas para exposição em museu de Rio Claro

O Instituto da Memória Ferroviária de Rio Claro restaura 2 locomotivas dos anos 1950 para expor as peças em museu — Foto: Ronaldo Oliveira/EPTV
O Instituto da Memória Ferroviária de Rio Claro restaura 2 locomotivas dos anos 1950 para expor as peças em museu — Foto: Ronaldo Oliveira/EPTV

G1 – O Instituto da Memória Ferroviária de Rio Claro (SP) vai restaurar duas locomotivas que eram utilizadas no Brasil nos anos 1950 no transporte de cargas e de passageiros. Após a reconstrução, as peças ficarão expostas em museu, resgatando a história e estimulando o turismo.

Os trens, que estavam em desuso há quase 30 anos no Pátio da Luz, em São Paulo, foram doados pelo Departamento Nacional de Transportes e Infraestrutura (Dnit) e pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (Cptm).

A Secretaria de Turismo irá ceder um espaço para que uma equipe de maquinistas e ferroviários membros do instituto façam a reforma das máquinas.

“O espaço da antiga estação ferroviária vai abrigar os vagões para que possamos receber a população e fazer com que o turismo ferroviário se desenvolva na cidade de Rio Claro”, explicou o secretário de Esporte e Turismo, Yves Carbinatti.

Objetivo da reforma das locomotivas
A restauração busca resgatar a história das ferrovias que marcaram a época de expansão econômica e tecnológica no Brasil, a partir da agricultura e do escoamento das produções.

Além disso, a exposição dos trens no museu ferroviário também será importante para atrair turistas à cidade e, consequentemente, fortalecer a economia local.

“Rio Claro é uma cidade que abriga muitas pessoas que têm história na vida ferroviária. Assim, se você bater em qualquer casa, você vai encontrar alguém que trabalhou na ferrovia. Então, é uma emoção pro município receber essas locomotivas”, afirmou o presidente do Instituto da Memória Ferroviária, Marco Antônio Muniz.

Segundo o instituto, a reforma das locomotivas ainda não tem prazo definido para começar, pois a equipe encarregada pela restauração está em busca de parcerias com outras empresas para realizar a obra.

Fonte: https://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2021/08/17/instituto-da-memoria-ferroviaria-de-rio-claro-restaura-locomotivas-de-1950-para-expor-em-museu.ghtml

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*