O secretário de Transportes Metropolitanos de São Paulo, Alexandre Baldy, anunciou nesta quinta-feira (19) que a operação da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) ligando a estação da Luz ao Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, pela Linha 13-Jade, volta a funcionar a partir de 1º de dezembro com mudança de operação e redução de tarifa.
Segundo o secretário, os serviço Airport Express e Connect, suspensos desde março por conta da pandemia do coronavírus, voltarão a operar em 1º de dezembro com o nome único de Expresso Aeroporto e com partidas a cada hora da estação da Luz e do Aeroporto Guarulhos, todos os dias da semana.
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O serviço Connect fazia viagens entre as estações Brás e Guarulhos-Aeroporto sem transferência na Linha 12-Safira, enquanto o Airport Express realizava viagens diretas entre as estações Luz e Guarulhos-Aeroporto sem paradas. Eles não foram retomados após a reclassificação da capital e da Grande SP para a fase verde do Plano SP de flexibilização, do governo paulista.
De acordo com Baldy, o novo Expresso Aeroporto terá parada apenas nas estações Guarulhos-CECAP e Brás, no sentido centro da capital paulista (Estação da Luz), e terá o custo de uma tarifa normal de R$ 4,40, e não mais os R$ 8,80 cobrados pelas operações Airport Express e Connect.
A novidade foi anunciada durante cerimônia de entrega do 4º trem da série 2500, que serve a Linha 13-Jade e é adaptado com espaço para bagagem dos passageiros.
A CPTM disse oficialmente que ainda acerta os detalhes da operação antes de anunciar a retomada do serviço para o público, o que será feito nos próximos dias.
Trens com bagageiro O novo trem da série 2500 foi entregue nesta quinta-feira (19) na estação Engenheiro Goulart. Fabricados pelo consórcio Temoinsa-Sifang, na China, os trens têm 170 metros de comprimento, salão contínuo de passageiros (passagem livre entre os carros), monitoramento com câmeras na parte externa e interna, além de serem acessíveis para pessoas com mobilidade reduzida ou deficiência, segundo a CPTM.
O modelo também dispõe de monitores digitais internos com informações sobre a prestação de serviços e reconhecimento eletrônico automático do maquinista, por meio de biometria.
O primeiro veículo do modelo foi disponibilizado pela CPTM para operação em 3 de fevereiro deste ano. Outras quatro composições, que serão entregues até dezembro, estão em testes e começarão a circular após a realização de todos os protocolos de segurança e operação, informou a companhia.
Atualmente circulam na Linha 13-Jade três novas locomotivas do modelo 2500, que, segundo a empresa, tem o mesmo padrão das demais linhas da CPTM.
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