A edição Setembro/Outubro está no site para assinantes da Revista Ferroviária. A matéria de capa traz uma reportagem especial sobre a Malha Oeste. Primeira ferrovia a ser concessionada no processo de desestatização da RFFSA, em 1996, tornou-se também a primeira a ter um pedido de devolução feito por uma concessionária à União. Em julho, a Rumo protocolou junto à ANTT um pedido de relicitação da malha de 1.973 km em bitola métrica, que vai de Mairinque (SP) a Corumbá (MS), incluindo o ramal Ponta Porã-Campo Grande, de 304 km. O desafio do governo será tornar a ferrovia atrativa para uma nova licitação.
A Entrevista é com o diretor da Acciona no Brasil, André De Angelo, que falou sobre a retomada das obras da Linha 6-Laranja do Metrô de São Paulo e o apetite da empresa espanhola no segmento de mobilidade urbana no Brasil. Em Gente, as mudanças nos cargos na Rumo, Wabtec e BYD Brasil. Na seção Gente que faz diferença, os profissionais de destaque no VLT Carioca, Estrada de Ferro Carajás e na Wabtec.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Em Mercado, um brasileiro lidera um projeto de tecnologia na GREX, braço da Loram, nos EUA. A edição também traz uma entrevista especial com a ministra da Agricultura, Tereza Cristina. A Revista Ferroviária enviou algumas perguntas para a chefe da pasta, para entender como os produtores de grãos estão encarando o plano de logística nacional executado pelo ministério da Infraestrutura. Perguntamos também qual seria a logística dos sonhos para o agronegócio.
Na seção Reportagem, falamos sobre o sistema próprio de captação e tratamento de água idealizado e implementado pela ViaQuatro, para abastecer estações e terminais. Trouxemos também o aplicativo desenvolvido pela equipe da CCR Metrô Bahia para otimizar as atividades de manutenção dos trens. No Arquivo Ferroviário, colocamos a charmosa locomotiva nº 68, que pertenceu à Estrada de Ferro Oeste de Minas e hoje transporta passageiros num trajeto turístico operado pela VLI.
O projeto do Centro de Excelência de Tecnologia Ferroviária, discutido entre o ministério da Infraestrutura e o governo de Goiás, também foi tema de uma reportagem nessa edição. Em Eventos, um pouco do que aconteceu na 26ª Semana de Tecnologia Metroferroviária da Aeamesp.
Em Estudo de Mercado, a frota nacional de TUEs que reduziu esse ano, com oito unidades a menos em relação ao levantamento de 2019. A CPTM foi a única entre as operadoras a receber novas composições. Em Suprimentos, o martírio da indústria de trens de passageiros, que tenta manter o otimismo com os novos projetos de concessão em São Paulo.
A Nota Técnica traz o trabalho ”Radar de penetração no solo – base para a manutenção eficaz da via”. Nas Estatísticas, os dados de movimentação de julho e agosto de 2020. O Artigo é de autoria do especialista Fábio Coelho Barbosa, que fala sobre ”Os desafios regulatórios do setor ferroviário no Brasil”. Barbosa é engenheiro mecânico e mestre em Transportes, ambos pela Universidade de Brasília. Foi responsável pela área de regulação ferroviária na ANTT e diretor de Planejamento da EPL.
Na Foto do Mês, colocamos duas composições alemães com tecnologia de levitação magnética, prontas para serem embarcadas para a China. Na foto do Sumário, um trem da MRS passando pelo contorno de Araraquara (SP), sobre a rodovia Antônio Machado Sant’Anna, que liga a cidade a Ribeirão Preto (SP).
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