MRS se dispõe a dialogar com a CPTM sobre extensão do trem até César de Souza

Trem de carga da MRS circula pela malha ferroviária entre a estação Estudantes e César de Souza / Eisner Soares

A MRS, operadora logística de transporte de carga responsável pela administração da malha ferroviária entre a estação Estudantes da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e o distrito de César de Souza, se dispõe a colaborar com a estatal e apoiá-la em estudos e projetos para viabilizar a extensão dos subúrbios na cidade, se houver interesse no possível compartilhamento do trecho.

Segundo nota enviada pela assessoria de imprensa da MRS, embora seja prerrogativa da CPTM a decisão sobre a expansão do transporte de passageiros e viabilidades técnica e financeira, se para este processo avançar forem necessários estudos por parte da MRS, a empresa está aberta à participação.

A MRS é uma empresa de transporte de cargas pela ferrovia, uma concessão federal. A empresa atua somente neste segmento, não cabendo a ela comentar ou avaliar projetos de expansão da malha de transporte de passageiros. Uma eventual expansão da linha de trem de passageiros entre as estações Estudantes e César de Souza deve ser avaliada pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). A MRS se coloca à disposição para apoiar nesses estudos, respeitando, claro, os limites de atuação da empresa, trouxe a nota enviada a este jornal.

A operadora logística criada em 1996, quando o governo transferiu à iniciativa privada a gestão do sistema ferroviário nacional, administra atualmente uma malha de 1.643 quilômetros nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, região que detém cerca de metade do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.

A MRS concentra produção quatro vezes superior à registrada nos anos 1990. Quase 20% de tudo o que o Brasil exporta e um terço de toda a carga transportada por trens no país passam pelos trilhos da MRS, completa a assessoria de imprensa da empresa.

A reportagem solicitou informações detalhadas sobre o volume de carga transportado na malha ferroviária que passa no trecho mogiano, assim como os principais produtos e clientes atendidos, mas a MRS explicou que não pode fornecer informações regionalizadas neste momento.

Questionada por O Diário sobre a possibilidade de diálogo com a MRS, a estatal voltou a descartar a extensão do trem até o distrito. A CPTM reafirma o posicionamento da inviabilidade técnica para levar a Linha 11-Coral até César de Souza, visto que o trecho em questão é uma faixa de domínio sem eletrificação e designada apenas para o transporte de cargas. A CPTM é uma empresa que está sempre aberta ao diálogo para solucionar problemas que beneficiem a população. Mas para isso, precisa equacionar questões técnicas e orçamentárias para que a implantação possa ser planejada e executada, diz nota encaminhada ao jornal.

 Engenheiro defende viabilidade

O engenheiro ferroviário aposentado Adelson Portela Martins, 66 anos, avalia que o compartilhamento do transporte de carga – sob responsabilidade da MRS – e o de passageiros – realizado pela CPTM – entre a estação Estudantes e o distrito de César de Souza é possível. Pode haver um acordo, já que os trens de carga só passam por lá em alguns horários e existe faixa ferroviária para conciliar os dois serviços, completa o profissional.

 Movimento popular teve início em 2008

Desde 2008, um movimento popular liderado por usuários do transporte ferroviário, representantes de associações de bairro e profissionais de várias áreas da cidade, com apoio de O Diário, defende a necessidade de estender a circulação do transporte de passageiros no trecho de 3,5 quilômetros entre a estação Estudantes da CPMT e o distirto de César de Souza. O objetivo é atender milhares de usuários que precisam se deslocar diariamente de ônibus ou veículo particular neste trecho da cidade, a fim de embarcar nos trens de subúrbio, principalmente rumo ao trabalho e estudos na Capital Paulista.

Fonte: https://odiariodemogi.net.br/cidades/mrs-se-disp%C3%B5e-a-dialogar-com-a-cptm-sobre-extens%C3%A3o-do-trem-at%C3%A9-c%C3%A9sar-de-souza-1.3224

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*