Oskar Coester, idealizador do aeromóvel, morre em Porto Alegre aos 82 anos

Coester ao lado do aeromóvel do Gasômetro, em outubro do ano passado - Foto: Omar Freitas / Agencia RBS

O empresário Oskar Coester, desenvolvedor do sistema de transporte conhecido como aeromóvel, morreu nesta terça-feira (17), em Porto Alegre. Coester tinha 82 anos e faleceu em casa, na Zona Sul.

Segundo familiares, o empresário estava se recuperando de um AVC sofrido em maio deste ano. Coester deixa esposa, quatro filhos e 10 netos. O velório e a cerimônia de cremação vão ocorrer nesta tarde e à noite no Crematório Metropolitano.

Natural de Pelotas, Coester atuou na década de 1960 na Viação Aérea Rio-Grandense (Varig). Nos anos seguintes, atuou concomitantemente na companhia aérea e em uma empresa própria. Na década de 1970, deixou a Varig para abrir uma empresa de automação no Vale do Sinos, onde desenvolveu o modelo do aeromóvel.

Em 1982, um projeto para utilização do veículo chegou a ser construído próximo à orla do Guaíba, na região da Usina do Gasômetro. Entretanto, as obras não avançaram, e a estrutura foi abandonada.

-Não me leva ao desespero nem nada. Se não sair agora, paciência. Quem decide é a prefeitura. É o sistema de transporte do futuro, mas ainda vai levar tempo – disse, no ano passado, quando os vagões foram retirados do local.

Já na zona norte de Porto Alegre, um aeromóvel foi instalado para ligar a estação do Trensurb ao aeroporto Salgado Filho. Outros projetos estão espalhados pelo mundo – um deles fica em Jacarta, na Indonésia.

Linha do tempo do aeromóvel do Gasômetro:

1977 – Oskar Coester faz o primeiro teste, com um pequeno carro sobre trilhos, movido por ventilador. É registrada a patente aeromóvel

1978 – A Empresa Brasileira de Transportes Urbanos (EBTU) se interessa pela ideia

1979-1980 – O projeto é testado em uma pista de 650 metros, com rampas e curvas

1982 – Começa a ser construída a via do aeromóvel, uma pista de 650 metros, na Avenida Loureiro da Silva, no centro de Porto Alegre

1983 – Ocorre a primeira viagem do aeromóvel. Mas, no mesmo ano, o Ministério dos Transportes começa a perder o interesse pelo projeto

1985 – O Ministério da Ciência e Tecnologia reativa o projeto. A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) empresta dinheiro para a segunda parte da pista da Loureiro da Silva

1987 – É concluída a pista de 1.025 metros na Loureiro da Silva. O aeromóvel vai para Jacarta, capital da Indonésia (Ásia). A pista da cidade, de 3,2 mil metros, começa a operar em

1989 1994 – Oskar Coester consolida parcerias com empresários dos Estados Unidos 2001 – A prefeitura de Porto Alegre volta a fazer reuniões para retomar o projeto, mas a ideia não vinga

2006 – O aeromóvel do Gasômetro recebe a visita do ministro das Cidades, interessado em implantá-lo como meio de ligação entre a estação do Trensurb e o Aeroporto Salgado Filho (obra que seria inaugurada em 2013)

O que é o aeromóvel?

É um veículo que se desloca sobre vigas, em trilhos suspensos a cinco metros de altura (em média). O veículo é movido a ar, pelo mesmo sistema de barco a vela. Dentro da viga dos trilhos, há um duto por onde circula o ar que impele a vela interna do aeromóvel. Um ventilador industrial produz o vento O aeromóvel pesa 10 toneladas vazio (quatro vezes menos do que outros veículos sobre trilhos do mesmo tamanho). Mede 26 metros de comprimento por 2,5 metros de largura e poderia transportar 300 passageiros (sete pessoas por metro quadrado)

Fonte: https://gauchazh.clicrbs.com.br/porto-alegre/noticia/2020/11/oskar-coester-idealizador-do-aeromovel-morre-em-porto-alegre-aos-82-anos-ckhm6adio000t016g2oc5s9mz.html

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