A Supervia vai reduzir, a partir de quinta-feira, o número de viagens diárias dos trens em todos os ramais, conforme antecipou o colunista Ancelmo Gois. De acordo com a concessionária, a nova grade de horários ainda está sendo organizada e será divulgada ao longo da semana.
A empresa que administra os trens do Rio alegou que a redução é necessária diante da atual demanda de passageiros, que caiu em 40% em relação ao período anterior à pandemia. A pandemia alterou o hábito de muitos clientes, que têm mantido suas atividades em casa, mesmo após o fim das medidas de restrição ao deslocamento. Esse ‘novo normal’ afetou sobremaneira as empresas de transporte público, pontuou a concessionária, em nota.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
A companhia argumentou ainda que a nova grade de horários vai manter a taxa de ocupação das composições abaixo de 60%, limite máximo estipulado pelo Estado e fiscalizado pela Agetransp.
Os trens da Supervia atendem a capital fluminense e 11 municípios da Baixada Fluminense. Segundo a concessionária, desde o início da pandemia foi registrada uma diminuição de mais de 56 milhões de passageiros, o que resulta, até o momento, em uma perda financeira de mais de R$ 247 milhões. A adequação da grade busca manter a sobrevivência da concessionária. A empresa vive quase que exclusivamente da venda de passagens e não conta com subsídios do Poder Público, finalizou a nota.
Seja o primeiro a comentar