Nova ferrovia no Estado vai ter mais 10 quilômetros

Locomotiva na Vitória a Minas: trem de passageiros vai ter 2 viagens diárias na alta temporada a partir de 2025. (Foto: Vitor Nogueira/ 14/02/2019)

A Vale anunciou que o novo trecho de ferrovia que construirá no Estado poderá ter 10 quilômetros a mais do que o previsto inicialmente.

A empresa também vai investir para ampliar as viagens de trem de passageiros que liga o litoral do Espírito Santo a Belo Horizonte (MG), com duas viagens diárias na alta temporada, a partir de 2025.

Conforme divulgado ontem pela companhia, o novo ramal da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) está previsto para ser construído ligando Santa Leopoldina a Anchieta, com cerca de 82 quilômetros de extensão.

Anteriormente, a previsão da empresa era de que o novo trecho sairia de Cariacica, prosseguindo até Anchieta, com um total de 72 quilômetros. O trecho é o primeiro planejado para a EF-118, que tem previsão de ligar Vitória ao Rio, e as obras devem começar em 2022.

Segundo informou a Vale, o novo ramal está em avaliação pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). De acordo com levantamento da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), as obras devem abrir cerca de 1.800 vagas de emprego.

Ontem, o conselho de administração da Vale aprovou os termos aditivos dos contratos de prorrogação antecipada da Estrada de Ferro Carajás (EFC), no Nordeste, e da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) por mais 30 anos, a contar a partir de 2027.

Com isso, a empresa prevê investimento de R$ 2,1 bilhões da EFVM. Entre eles, está a ampliação do trem de passageiros que liga o litoral do Espírito Santo a Belo Horizonte, com duas viagens diárias nos meses de alta temporada, a partir de 2025.

Também estão previstas 460 obras de melhoria da malha ferroviária no Nordeste, em Minas Gerias e no Estado. Na EFVM, a previsão é de aumento de 20% no transporte de carga geral.

Segundo o consultor empresarial Durval Vieira de Freitas, o novo trecho da EFVM beneficia as empresas do Sul do Estado. Dá uma flexibilidade muito grande, e gera empregos. É uma obra que deve levar entre 3 e 5 anos. Deve movimentar a construção civil. Os trilhos, por exemplo, vêm de fora.

O trem de passageiros passará a ter duas viagens diárias em alta temporada, a partir de 2025.

Fonte: https://tribunaonline.com.br/nova-ferrovia-no-estado-vai-ter-mais-10-quilometros

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*