Brasil e Austrália lideram vendas de minério de ferro à China em 2020

Imagem: Pixabay

Estadão – Austrália e Brasil, os dois maiores produtores mundiais de minério de ferro, continuaram sendo os principais fornecedores da China em 2020, mas as importações da Índia aumentaram 88% à medida que as siderúrgicas chinesas diversificaram as fontes em meio aos preços altíssimos das matérias-primas.

Os embarques australianos aumentaram 7%, para 713 milhões de toneladas, enquanto os fornecimentos brasileiros aumentaram 3,5%, para 235,7 milhões de toneladas, segundo dados da Administração Geral das Alfândegas da China divulgados nesta quarta-feira.

A ascensão dos dois países não conseguiu atender totalmente à demanda da China, disse Tang Chuanlin, analista da CITIC Securities, ressaltando que siderúrgicas tiveram que comprar de outros países.

A China, maior produtora de aço do mundo, importou 44,8 milhões de toneladas de minério de ferro da Índia no ano passado, ante 23,8 milhões de toneladas adquiridas em 2019, e o maior em nove anos.

A China produziu um recorde de 1,05 bilhão de toneladas de aço bruto em 2020, com a demanda impulsionada por estímulos de Pequim para infraestrutura.

A Índia sofreu uma queda de 12,6% nos nove meses até dezembro em relação ao mesmo período do ano anterior, mostraram dados do governo, deixando mais minério de ferro para vender aos compradores chineses.

Fonte: https://einvestidor.estadao.com.br/ultimas/brasil-e-australia-lideram-vendas-de-minerio-de-ferro-a-china-em-2020/

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*