A empresa Build Your Dreams – BYD Brasil, que faz parte do consórcio Skyrail Bahia, para construção do VLT/monotrilho, tenta um financiamento junto ao Banco do Nordeste para a construção de 20 km do modal na capital baiana. A informação foi publicada nesta segunda-feira (4) no portal Poder 360.
Ainda segundo a publicação, o projeto, que foi orçado inicialmente em R$ 2 bilhões, pode chegar a custar o dobro, uma vez que o preço do dólar cresceu vertiginosamente desde 2018, quando o consórcio ganhou a licitação para implantar o VLT. Vale lembrar que, além da BYD, faz parte do consórcio a empresa Metrogreen.
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O PROJETO
O VLT terá duas linhas: a verde e a laranja. A segunda compreende a maior parte do modal, que liga Ilha de São João, localidade situada em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador, até o Acesso Norte. A linha verde, por sua vez, é uma bifurcação que vai de São Joaquim até o Comércio, na Cidade Baixa.
A ordem de serviço para a intervenção foi assinada pelo governador Rui Costa (PT) no dia 10 de dezembro de 2019.
A primeira fase do projeto consiste na construção de 21 estações em 19,2 km de extensão, com início na Ilha de São João, passando pelo Subúrbio Ferroviário, Calçada e seguindo até o Comércio.
A segunda fase vai expandir o projeto e levar o VLT até a estação Acesso Norte do Metrô de Salvador, com mais cinco estações em 4,08 km.
PREVISÃO DO GOVERNO
Em outubro do ano passado, o governador Rui Costa (PT) confirmou a desativação dos trens do Subúrbio para novembro. Isto, contudo não aconteceu, e os trens seguem em operação. O modal, tradicional modelo de transporte da região, vai ser substituído pelo VLT.
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