Tramita na Assembleia Legislativa de Goiás projeto que prevê criação de Política de Transporte sobre Trilhos em Goiás. O deputado estadual Amilton Filho (Solidariedade), autor da matéria, justifica que a criação de uma política institucional para a área pode garantir acesso a mobilidade urbana de qualidade.
A proposta foi apresentada no plenário da Assembleia, no final de dezembro, às vésperas do encerramento das atividades plenárias de 2020. Com o início das sessões, marcada para 15 de fevereiro, a matéria deve passar pelas comissões técnicas da casa e, depois, seguir para plenário.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Amilton Filho argumenta que o transporte sobre trilhos é um sistema de transporte seguro, rápido e eficiente.
Para o deputado, o fato de o Estado possuir uma extensa malha ferroviária que não está sendo aproveitada em sua completude, vide as ferrovias Norte-Sul e Leste-Oeste. Ele ressalta que é importante ter uma política de transporte que aponte caminhos para sua utilização, tendo em vista que esse tipo de transporte é comprovadamente mais eficaz e econômico.
A instituição de uma política de transporte sobre trilhos em Goiás também garante a permissão para a integração dele com outros modais de transporte e investimentos tanto público quanto privado, diz.
Seja o primeiro a comentar