IstoÉ Dinheiro – Em qualquer país europeu, assim como nos Estados Unidos e nas maiores economias da Ásia, o deslocamento de pessoas entre cidades é o pilar de um bom planejamento urbano e até da distribuição de riqueza das grandes metrópoles. E isso costuma ser feito por trem, por várioas razões: mais transporte por trilhos significa menos carros nas ruas, menos congestionamentos, menos barulho e poluição do ar. Um jogo em que todos os lados ganham, e que o Brasil poderia desfrutrar há pelo menos um século. Um estudo recente da Confederação Nacional dos Transportes (CNT) apontou que, proporcionalmente, o Brasil tinha uma malha ferroviária maior duante a monarquia do que hoje. Tentando correr atrás do tempo perdido e buscando reativar planos adiados nas últimas décadas, o governo do Estado de São Paulo quer pisar no acelerador no projeto do Trem Intercidades (TIC), que liga o centro da capital paulista à cidade de Campinas, no interior, em um trajeto de uma hora. A previsão é que, já no terceiro trimestre, haja uma consulta pública para que a obra seja licitada junto com a Linha 7-Rubi.
Fonte: https://www.istoedinheiro.com.br/desenvolvimento-de-volta-aos-trilhos/
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