Em ação, MP pede que edital do Metrô-DF proíba demissão sem justa causa

Procuradora argumenta que curso de formação não pode ter caráter eliminatório - (crédito: Arthur Menescal/Esp. CB/D.A Press)

Correio Braziliense – O Ministério Público do Trabalho do Distrito Federal (MPT-DF) ingressou com ação na Justiça para impedir que concursados da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) sejam demitidos após o período de experiência, sem justa causa. No último edital do concurso, o Metrô-DF dizia que o candidato aprovado para o emprego de Profissional de Suporte Metroferroviário (PSM) poderia ser demitido, após avaliação subjetiva do examinador do curso de formação profissional.

O processo judicial, aberto na Justiça do Trabalho, pede que a Companhia não estabeleça o critério em editais futuros e que garanta medidas contra dispensa sem motivo. Segundo a procuradora Heloísa Siqueira, o período de experiência ocorre depois da contratação, o que significa que o participante já é um empregado da empresa. O curso de formação não pode, portanto, ter caráter eliminatório, alega.

A procuradora explica que o curso de formação profissional, de 30 horas, não pode ser confundido com o estágio probatório obrigatório de 90 dias, realizado em todos os empregos públicos. A ação aguarda julgamento pela 6ª Vara do Trabalho de Brasília, em primeira instância.

Fonte: https://www.correiobraziliense.com.br/cidades-df/2021/02/4904256-em-acao-mp-pede-que-edital-do-metro-df-proiba-demissao-sem-justa-causa.html

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*