Bahia Notícias – A Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Sedur) deve ter em mãos, até o final de fevereiro, um estudo de demanda para que possa definir, entre duas opções, o modal de transporte a ser implantado para a ligação do trecho Lapa-Barra. Entre as opções está a proposta inicial da ideia, que daria conta de uma expansão do próprio sistema metroviário, cujo anúncio de encomenda de estudo foi feito em 2019 pelo próprio governador Rui Costa (PT).
A novidade, neste caso, fica por conta da possibilidade de uma interligação por meio de um Veículo Leve de Transporte (VLT/Monotrilho), em um modelo elevado, semelhante ao que será implantado no Subúrbio Ferroviário de Salvador.
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Em mensagem à Assembleia Legislativa (AL-BA) na cerimônia de abertura dos trabalhos nesta terça-feira (2), o governador projetou: Também quero deixar concluído o estudo para um VLT que ligará a Estação da Lapa ao Shopping Barra, mas com trajeto pelo Vale dos Barris.
De acordo com chefe da Sedur, Nelson Pelegrino, a opção pelo metrô contemplaria uma primeira etapa de extensão do modal até o Campo Grande, seguindo até a Barra com abertura de túnel. Uma solução mais cara, segundo ele.
Já a opção VLT, cujo estudo está sendo feito pela BYD, empresa chinesa que integra o consórcio de implantação do modal no Subúrbio, sairia da Estação da Lapa, passando pela região da Fazenda Garcia – e atenderia também as imediações da região do Campo Grande -, seguiria pela Avenida Centenário, até a Barra, com estação final nas proximidades do Shopping Barra.
Para Pelegrino, a diferença entre os modais não gera grande impacto do ponto de vista da mobilidade, pois há a garantia de integração de tarifa entre eles. O sistema elevado, no entanto, tem sido alvo de uma série de críticas. Ao avaliar a opção adotada para substituir os trens do Subúrbio, o urbanista Carl von Hauenschild contestou a escolha tecnológica, alegando a possibilidade de dificuldades na manutenção do equipamento no futuro, e pontuou a questão paisagística, já que a opção elevada deixa aparente as vigas de concreto.
São dois estudos. Nós estamos aguardando. Quando terminarmos o estudo de demanda, o governador deve avaliar e, se tiver viabilidade, o governador está disposto a fazer a licitação para fazer esse trecho, explica o secretário.
Ele acrescenta ainda que cada modelo de equipamento tem sua sua robustez, sua capacidade de carregamento e seus impactos.
A gente pode chegar à conclusão que nesse trecho não tem demanda para metrô, mas pode ter demanda para VLT, pondera Pelegrino. Os trens do metrô tem capacidade de deslocamento de cerca mil pessoas, enquanto o VLT tem capacidade de 600. A distância entre o ponto inicial e final do modal é de aproximadamente 3,5 km.
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