Movimento de preservação ferroviária ganha locomotiva pioneira no Brasil

A locomotiva General Electric 44 toneladas, nº 3002, estava inativa no Complexo Industrial Yara Cub

Gazeta de Votorantim – Uma das pioneiras locomotivas diesel-elétricas da antiga Estrada de Ferro Sorocabana (EFS), fabricada em 1948, será preservada pela Sorocabana – Movimento de Preservação Ferroviária no Centro de Memória Ferroviária de Sorocaba. A locomotiva General Electric 44 toneladas, nº 3002, estava inativa no Complexo Industrial Yara Cubatão e, em breve, será utilizada no trem turístico/cultural dos Operários, que liga os municípios de Sorocaba e Votorantim.

Esta será a primeira locomotiva diesel-elétrica deste modelo preservada em museu ferroviário dinâmico do País, assegurando a preservação de parcela importante da memória ferroviária brasileira. A Sorocabana agradece especialmente ao vice-presidente de Produção da Yara, Leonardo Silva, que esteve diretamente envolvido nas conversas, e a todos os colaboradores de diferentes áreas da empresa que atuaram para que a doação e o transporte fossem concretizados.

A Yara é líder mundial em nutrição de plantas. Desenvolve ferramentas agrícolas digitais destinadas à agricultura de precisão.

A locomotiva foi transportada de Cubatão para Sorocaba no último dia 22, estando garageada na sede do Centro de Memória Ferroviária, onde passará por futuro restauro.

Início das locomotivas a diesel em São Paulo

A aquisição remonta ao ano de 1945, época do início da operação das locomotivas a diesel na Estrada de Ferro Sorocabana. Com o aumento no tráfego de vagões na ferrovia, houve a necessidade de contar com opções mais robustas de tração, como a tecnologia diesel-elétrica.

Conhecidas como GE/Caterpillar, em referência aos dois motores Caterpillar D-17000 que utilizam, as 10 locomotivas adquiridas pela Estrada de Ferro Sorocabana inicialmente destinavam-se ao setor Cantareira, na Grande São Paulo. Porém, foram de fato utilizadas na substituição das antigas locomotivas a vapor nos serviços de manobras em geral da ferrovia. Primeiro na Grande São Paulo, depois em toda a malha da Estrada de Ferro Sorocabana. Com 380 HP de potência, também foram empregadas na tração de trens leves.

Nos anos 1970, com a formação da Fepasa – Ferrovia Paulista S/A, sucessora da Estrada de Ferro Sorocabana, a locomotiva nº 3002 passou a ser utilizada nos serviços de manobra da oficina de Campinas, recebendo pintura diferenciada para tal. Anos depois, passou a ser utilizada no terminal ferroviário que atualmente integra o Complexo Industrial Yara Cubatão. Mesmo desativada há cerca de uma década, a empresa procurou preservar a locomotiva já com o objetivo de concretizar a doação.

Centro de Memória Ferroviária

O Centro de Memória Ferroviária de Sorocaba é um projeto desenvolvido pela Sorocabana – Movimento de Preservação Ferroviária, entidade de direito privado e sem fins lucrativos, certificada pelo Ministério da Justiça como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP). Tem objetivo geral de preservar locomotivas, carros de passageiros e vagões representativos para a evolução tecnológica da Estrada de Ferro Sorocabana (EFS) e da Estrada de Ferro Elétrica Votorantim (EFEV). Sua implantação é prevista para a Estação Paula Souza, no centro de Sorocaba.

Trem Turístico Sorocaba – Votorantim (Trem dos Operários)

O Trem dos Operários será um serviço ferroviário de passageiros para fins turísticos entre a Estação Paula Souza, em Sorocaba, e a cidade de Votorantim. Objetiva potencializar a visitação turística das duas cidades por intermédio de um roteiro histórico-cultural que utilizará a histórica Locomotiva 58 e a antiga Estrada de Ferro Elétrica Votorantim (EFEV).

Reportagem publicada na página 09 da edição nº398 da Gazeta de Votorantim de 30 a 05 de fevereiro de 2021.

Fonte: http://www.gazetadevotorantim.com.br/noticia/39925/movimento-de-preservacao-ferroviaria-ganha-locomotiva-pioneira-no-brasil.html

1 Comentário

  1. Meus parabéns ONG Associação Sorocabana de Preservação Ferroviaria pela preservação do Trem de Passageiros mas mesmo tempo assim etc stop.

Deixe um comentário para Douglas Ramos Cancelar resposta

Seu e-mail não será divulgado.


*



0