Diário do Transporte – Sete carros ferroviários da série 1700, que prestou serviço na Linha 7-Rubi, e oito carros da série 2100, que circulou na Linha 10-Turquesa, foram arrematados nesta sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021, quando ocorreu o primeiro leilão de 2021.
Juntos, esses 15 lotes alcançaram o valor total de R$ 656 mil.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Foram leiloados também dois lotes com 50 carros ferroviários cada, que foram arrematados por R$ 4,3 milhões.
Já os trilhos ferroviários que não atendem mais aos padrões técnicos da CPTM foram arrematados por R$ 3,7 milhões.
Os dormentes renderam R$ 574 mil à estatal.
Ao todo, o leilão arrecadou R$ 11,6 milhões.
As composições da série 2100 foram fabricadas pela espanhola CAF.
O modelo foi adquirido pela CPTM em 1998 e atendeu majoritariamente a Linha 10-Turquesa até 2019, quando foi substituído pelos trens das séries 7000 e 7500, mas alguns trens do modelo 2100 ainda circulam pela linha, atendendo o Expresso 10.
Já o modelo da séria 1700 que prestou serviço na Linha 7-Rubi entre 1987 e 2019, era conhecido como um dos mais rápidos da época e tinha o espaço interno como um dos principais diferenciais.
Em 2020, a CPTM arrecadou cerca de R$ 16,7 milhões nos três leilões realizados. Em 2019, foram R$ 5,2 milhões com a venda de sucata. Segundo o gerente da GOL (Gerência de Logística), Leandro Capergiani Moreira, “o leilão de peças inservíveis permite a Companhia recuperar parte do investimento, gera benefício ambiental e abre espaço para outros materiais do ciclo de substituição”.
Seja o primeiro a comentar