Estação de trem abandonada em Niterói vira ‘oficina mecânica’ de bandidos

Reprodução TV Globo
Reprodução TV Globo

G1 – Em Niterói, na Região Metropolitana do Rio, prédios públicos abandonados estão em estado precário. Há ainda uma antiga estação de trem que é explorada por bandidos.

A antiga estação de trem do Barreto hoje parece mais uma oficina mecânica por causa da quantidade de carros — alguns com peças faltando.

“Nós vivemos hoje em um bairro em que os traficantes da comunidade Buraco do Boi estão vendendo as calçadas, as áreas públicas”, diz uma mulher sem se identificar.

“Como o poder público desapareceu, os criminosos oferecem espaços públicos de forma indiscriminada. E isso tá provocando ocupações, né? Invasões ilegais”, fala outro homem.

Em outro trecho, tem até placa de carpintaria. Moradores da região dizem que um imóvel, que fica na Alameda Carlos Gomes, em Niterói, é um prédio público.

“Estamos perplexos com a falta de apoio e de ações mais eficazes do poder público, né, que nos deixaram abandonados”.

No Centro de Niterói, um outro prédio público está entregue ao descaso. Trata-se da antiga sede do Tribunal de Contas do Estado.

As portas de ferro já foram roubadas, e a prefeitura teve que colocar muros de concreto para evitar a invasão do lugar.

O prédio fica a apenas 160 metros do 12º Batalhão de Polícia Militar, e a 170 metros da Delegacia de Homicídios.

A Defesa Civil do município bloqueou as calçadas do entorno por causa das péssimas condições de conservação do prédio que, segundo a Prefeitura de Niterói, podem colocar em risco a integridade física de quem passa.

“Em outro endereço, também ali perto, funcionava a Secretaria de Estado de Trabalho e Renda. O prédio, hoje totalmente abandonado e depredado, não tem qualquer tapume ou outro obstáculo para evitar a presença de invasores.

O que dizem os citados
Sobre o prédio do TCE, o tribunal disse que devolveu o imóvel ao executivo em dezembro de 2015.

A Secretaria Estadual de Planejamento explicou que acompanha o local e que tem um projeto de aproveitamento de imóveis do estado. Falou ainda que o imóvel é tombado e espera autorização para obra, e que ele estava cedido a Niterói desde 2018 e voltou para o estado no início do ano.

Já a Prefeitura de Niterói disse que devolveu o imóvel em 2019 e que a guarda patrulha a região.

Sobre a antiga estação de trem, a Polícia Civil investiga o caso.

A Secretaria Estadual de Transportes explicou que a responsabilidade é da Prefeitura de São Gonçalo desde 2011, por um termo de comodato.

A Prefeitura de São Gonçalo disse que a responsabilidade é do estado, mas que analisa o termo porque pretende criar um BRS ao longo da linha férrea.

Sobre a antiga sede da Secretaria de Trabalho e Renda, a Secretaria de Planejamento explicou que o prédio também faz parte de um projeto do estado e que estuda como recuperar o local.

Fonte: https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2021/07/22/estacao-de-trem-abandonada-em-niteroi-vira-oficina-mecanica-de-bandidos.ghtml

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*