Tarcísio diz que governo está redesenhando a Transnordestina

Tarcísio Freitas — Foto: Reprodução
Tarcísio Freitas — Foto: Reprodução

Valor Econômico – Ao participar da Live do Valor, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, disse nesta terça-feira que o governo deverá optar por construir, por enquanto, somente o trecho da ferrovia Transnordestina até o Porto de Pecém, no Ceará. Segundo ele, ainda não há viabilidade para fazer a conexão da ferrovia até Porto de Suape, no Pernambuco.

O projeto foi iniciado na gestão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, entre 2006 e 2007, mas até hoje não cumpriu o prazo de conclusão, programado para 2010.

“Foi um imbróglio que foi herdado, mais um problema de modelagem. Entendo que as duas ‘pernas’ não coexistem. Estou deixando claro para todo mundo que não tem demanda para o ramal de Pernambuco e para o ramal do Ceará”, disse Tarcísio.

O ministro explicou que o projeto precisará ter as bases econômicas redefinidas. “É um contrato que, em função de ter uma quantidade grande de obra enterrada, precisa ser redesenhado. O que dedicamos a fazer, até agora, foi esse redesenho, apertar a tecla ‘reset’”, afirmou.

Segundo ele, o governo tem reconhecido o esforço da concessionária Transnordestina Logística, comandada pela CSN e responsável por construir e operar a ferrovia. Ele contou que a empresa mantém as obras em andamento, com praticamente 1.000 trabalhadores em campo, investindo R$ 300 milhões somente ano passado. “Tenho que buscar aquilo que também gera um alinhamento de sentidos em relação ao concessionário que está la”, reforçou.
“Caducidade”

Tarcísio garantiu que poderá cassar o contrato de concessão da Transnordestina — declarar caducidade — se houve alguma desconformidade no cumprimento das obrigações acordadas, em prejuízo ao interesse público. “A caducidade já foi aprovada pela agência [ANTT], faltando só a gente declarar”, ameaçou.

O ministro disse que a alternativa de relicitar a ferrovia, para escolher um novo investidor, não está nos planos do governo, pois seria “muito difícil de viabilizar”.

Fonte: https://valor.globo.com/brasil/noticia/2021/07/20/tarcisio-diz-que-governo-esta-redesenhando-a-transnordestina.ghtml

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*