ANTT aprova reforma de trecho onde passará trem Rio-Minas

A expectativa é que a atividade contribua com a geração de cerca de 500 empregos diretos e indiretos (Foto: ONG Amigos do Trem)
A expectativa é que a atividade contribua com a geração de cerca de 500 empregos diretos e indiretos (Foto: ONG Amigos do Trem)

Tribuna de Minas – Um importante passo foi dado para tirar do papel o projeto de colocar em funcionamento o trem turístico Rio-Minas, que ligará os estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro pela malha ferroviária. No último dia 23, foi publicada, no Diário Oficial da União, a aprovação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para a reforma do trecho Três Rios-Sapucaia (RJ), que passa pelo município de Chiador (MG). O projeto da ONG Amigos do Trem prevê que a composição percorra oito cidades, entre Leopoldina e Três Rios, totalizando cerca de 170 quilômetros. Porém, inicialmente, o trajeto será de 37 quilômetros e deve entrar em operação no fim de 2022, assim que a reforma do trecho for concluída.

O pedido da reforma foi apresentado pela concessionária Ferrovia Centro Atlântica (FCA)/VLI Logística. O cronograma estabelecido prevê a apresentação de um plano de trabalho dentro de três meses, e a execução e a entrega da reestruturação do trecho de 37 quilômetros em um período de 18 meses.

Para a presidente da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) Amigos do Trem, Cyntia Nascimento Leite, a publicação é uma vitória e marca uma importante fase de implementação do trem Rio-Minas. “Começamos o projeto do trem turístico em 2015. Já compramos todo o material rodante, fizemos a viagem teste e cumprimos toda a regulamentação da ANTT para a implantação. Este trecho está desativado e precisa de uma reforma, que foi autorizada agora. Recebemos a notícia com muita animação. O trem entrar em funcionamento vai trazer não só lazer, mas incentivar o turismo e trazer emprego e renda para as cidades”, comentou.

De acordo com Cyntia Nascimento, a ideia é ir expandindo o projeto até chegar aos cerca de 170 quilômetros, que comtempla no trajeto Três Rios e Sapucaia, no estado do Rio de Janeiro, e Leopoldina, Recreio, Volta Grande, Além Paraíba, Chiador e Cataguases, em Minas Gerais. “Ao longo de todo estes anos, tivemos muito apoio, principalmente das prefeituras dos municípios por onde o trem vai passar, órgãos públicos, como o Ministério Público, voluntários, claro, e também outros apoiadores”, disse.

Capacidade para mais de 800 pessoas
O trem turístico será o primeiro trem turístico interestadual do Sudeste do país e será composto por quatro locomotivas G8 e 15 vagões, sendo um deles adaptado para portadores de deficiência física e o outro onde funcionará um restaurante. Cada vagão comporta 78 passageiros, podendo o trem transitar com 860 pessoas. No projeto que engloba as oito cidades, o trem fará o trajeto, futuramente, em três horas, nos fins de semana e feriados.

A expectativa é que a atividade contribua com a geração de cerca de 500 empregos diretos e indiretos, além de manter preservado o patrimônio histórico das cidades. Ao longo do trajeto, há muitos atrativos, como rios, a represa de Furnas, as fazendas centenárias e as estações, que são um patrimônio histórico. Cerca de 900 mil pessoas residem ao longo do percurso completo.

Fonte: https://tribunademinas.com.br/noticias/regiao/08-08-2021/antt-aprova-reforma-de-trecho-onde-passara-trem-rio-minas.html

1 Comentário

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*