Conheça as quatro linhas projetadas do projeto Trem InterCidades

Foto: Renato Lobo | Via Trolebus
Foto: Renato Lobo | Via Trolebus

Via Trolebus – Na semana passada, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos – STM lançou a consulta pública do projeto do Trem InterCidades, entre São Paulo e Campinas, além da concessão da Linha 7 e a extensão do trem metropolitanos até Campinas. Está aberta também a consulta pública, onde as minutas do edital fornecem detalhes sobre o projeto do TIC, incluindo suas quatro linhas.

Segundo o documento, o plano foi promovido a partir de 2012 como um projeto com estrutura de PPP para a implementação, operação e manutenção de uma rede integrada de mais de 400 km de linhas de trem que conectaria regiões metropolitanas do Estado de São Paulo, cruzando no centro da cidade de São Paulo.

O objetivo do novo sistema proposto é estabelecer uma rede ferroviária estruturada em eixos para atender às demandas de viagens entre cidades-polo das Regiões Metropolitanas e Aglomerados Urbanos do Estado de São Paulo. A proposta é ter linhas ferroviárias com modernos padrões de serviços e tempos de viagens competitivos, como modal alternativo para o atendimento de passageiros dos atuais serviços rodoviários.

As quatro linhas:

A proposta prevê quatro linhas principais:

Eixo Norte: São Paulo-Americana: É projeto que começará a ser implantando, e em sua primeira fase até Campinas;
Eixo Sul: São Paulo a Santos, passando pelo ABC e Cubatão;
Eixo Leste: São Paulo a Sorocaba, passando por São Roque;
Eixo Oeste: São Paulo a Pindamonhangaba, passando por São José dos Campos e Taubaté.

Eixo Oeste
O trem até Sorocaba está atrelado à concessão das Linhas 8 e 9 da CPTM, que serão assumidas pela ViaMobilidade em janeiro de 2022. Se um dia o Governo Estadual implantar o eixo, a operação ficará a cargo da operadora privada.

Eixo Sul
O trem para Santos chegou a ser cogitado para fazer parte da concessão do TIC Eixo Norte e as Linhas 7 e Tim, além da Linha 10.

Fonte: https://viatrolebus.com.br/2021/08/conheca-as-quatro-linhas-projetadas-do-projeto-trem-intercidades/

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*