Construção do People Mover da linha 13-Jade até aeroporto começa em 90 dias, promete Baldy em palestra

Baldy explica atraso de projeto a empresários
Baldy explica atraso de projeto a empresários

Diário do Transporte – O People Mover (um sistema parecido com monotrilho) entre a linha 13-Jade da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e os três terminais de passageiros do Aeroporto Internacional em Guarulhos deve começar a ser construído em 90 dias.

A promessa é do secretário dos Transportes Metropolitanos de São Paulo, Alexandre Baldy, em palestra feita para empresários na Associação Comercial de São Paulo (ACSP) na manhã desta quinta-feira, 05 de agosto de 2021.

Baldy ainda confirmou que a linha 13-Jade irá realmente até a região do Bonsucesso, em Guarulhos.

A contratação e o custeio das obras serão de responsabilidade da concessionária do aeroporto, GRU Airport

Como mostrou o Diário do Transporte, em reunião deliberativa realizada nessa terça-feira, 27 de julho 2021, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) finalmente aprovou por unanimidade a alteração do Contrato de Concessão da Concessionária do Aeroporto Internacional de Guarulhos S.A. autorizando aditivo contratual referente à ligação por trilhos da linha 13-Jade da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) aos terminais 1,2 e 3 de passageiros do Aeroporto.

O sistema de ligação proposto para o People Mover (sistema visualmente parecido com monotrilho) consta da minuta de aditivo aprovada pela diretoria da Agência, constante do processo nº00058.028637/2019-13.

CONSULTORIA

Uma consultoria apresentou estudos defendendo a tecnologia do Aeromovel. Trata-se da Jakes Associates, empresa americana que atua nesse segmento. Este estudo foi encaminhado à Secretaria Nacional de Aviação Civil no final de março de 2021, e depois entregue ao ministro Vital do Rêgo do TCU para sua análise.

Em defesa do Aeromovel como o sistema mais apto a transportar passageiros entre terminais, o relatório da Jakes Associates afirmou que o sistema pneumático do modal “oferece várias vantagens distintas e principais em relação ao sistema acionado por cabo”, outra tecnologia concorrente apresentada à concessionária GRU Airport.

O estudo da consultoria detalha que os sistemas de propulsão pneumática “oferecem maior confiabilidade, flexibilidade de rede e custos operacionais e de manutenção significativamente reduzidos em relação aos de cabos. No entanto, existe um contraste mais nítido, observando que o veículo do sistema por cabos é sempre dependente de uma roda guia anexada a ele para uma determinada porção da via”.

“Em termos simples, não há riscos comerciais ou técnicos associados à maturidade do Aeromovel, pois o sistema de propulsão pneumática foi testado e demonstrado por mais de 50 anos”, garantiu o estudo da Jakes Associates.

ENGENHARIA NACIONAL

Em fevereiro deste ano, o Instituto de Engenharia (IE), ao lado de outras entidades do setor de transporte, enviou um documento para o Ministério da Infraestrutura cobrando uma maior agilidade para início das obras deste transporte, demonstrando uma preocupação com os atrasos e aumento nos custos da obra.

Ivan Whately, diretor de Engenharia do IE, destaca que a força do Relatório Técnico elaborado e encaminhado ao Ministério da Infraestrutura, à Secretaria Nacional de Aviação e ao TCU foi decisiva. “A nossa reivindicação foi assinada pelo presidente do Instituto, Eduardo Lafraia, e endossada pelos presidentes das entidades do setor: SIMEFRE, ALAF, ANTP, AEAMESP e ABIFER”, afirma Ivan.

O governador João Doria tinha anunciado em 28 de maio de 2019 que a linha 13 Jade da CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos seria ligada aos terminais por meio de um meio de transporte que tem semelhança com o “monotrilho”. Trata-se de um APM – Automated People Mover. Este tipo de sistema, que conta com guias laterais e condução autônoma, é habitualmente usado em pequenas distâncias e demandas restritas.

Atualmente, quem desembarca dos trens é transportado por ônibus cedidos pela concessionária do aeroporto GRU Airport.

As obras começariam em setembro de 2019 e, pela promessa inicial, deveriam ter sido entregues em maio de 2021

A extensão será de 2,6 km com ambas vias acessadas simultaneamente pelos passageiros. Serão quatro paradas (estação CPTM, terminal 1, terminal 2 e terminal 3). O tempo de trajeto será de seis minutos, de acordo com o anúncio.

Os investimentos serão da concessionária do Aeroporto Internacional de São Paulo, GRU Airport, e serão abatidos da outorga de concessão, segundo as tratativas.

Fonte: https://diariodotransporte.com.br/2021/08/05/ouca-construcao-do-people-mover-da-linha-13-jade-ate-aeroporto-comeca-em-90-dias-promete-baldy-em-palestra/

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