Alstom assinou com a CCR e vai produzir 36 trens para as linhas 8 e 9 da CPTM
Depois de firmar com a espanhola Acciona a fabricação de 22 trens de seis carros da Linha 6-Laranja do Metrô de São Paulo, a Alstom arrematou outro contrato com a iniciativa privada. Objeto de desejo da indústria de passageiros, a entrega de 36 trens (de oito carros cada) para as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda da CPTM recém-concessionadas à ViaMobilidade (do grupo CCR) será de responsabilidade da fabricante francesa, que adaptará sua unidade em Taubaté (SP) para atender ao súbito (e bem-vindo) aumento de demanda.
As encomendas para a Acciona e CCR somam-se a outros dois contratos com operadores estrangeiros – Linha 7 do Metrô de Taipei, em Taiwan; e o Metrô de Bucareste, na Romênia – que, juntos, irão proporcionar não só a expansão da fábrica, praticamente paralisada até bem pouco tempo atrás, mas também a criação de mais de 500 postos de trabalho. A previsão do vice-presidente sênior da Alstom para a América Latina e presidente da empresa no Brasil, Michel Boccaccio, é que os novos contratos garantam pelo menos quatro anos de atividade na unidade.
“Temos um otimismo moderado com relação ao mercado no Brasil, pois sabemos que há muitos altos e baixos. Mas há luz no fim do túnel. Na verdade, venho falando isso há três anos e agora a luz realmente chegou. Tivemos a sorte de a gerência da Alstom, na França, achar que valia a pena ficar na América Latina. Há demandas, necessidades a serem satisfeitas, e um dia isso iria acontecer”, avalia o executivo, que comemora a decisão. “A Alstom nunca abandonou o Brasil, apesar das crises. E hoje eu diria que essa é uma recompensa por termos ficado aqui”.
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